Demanda global por energia eólica, solar e hídrica crescerá 80%
RAMONA ORDOÑEZ
BRUNO ROSA
Publicado:16/02/14 - 8h00
RIO - Ambientalistas e especialistas defendem o aumento dos investimentos em energias renováveis no Brasil, que tem grande potencial. Segundo a Agência Internacional de Energia (IEA), fontes como eólica, solar e hídrica devem ter alta de 80% na demanda nos próximos anos. Para Dolf Gielen, diretor de Inovação e Tecnologia da Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena, na sigla em inglês), o Brasil tem potencial para que as fontes renováveis cheguem a 55% da geração de energia no país até 2030:
Usina da Espanha. https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjdFEUAcHY0dCHqhnXLqxjXlbxX1_uisLF1Nk9KylNttt8hUWJmTxtNRIL5BODE5WkKaQjR7qt0GBLjzjU5F59JKLK89XWe5dq1jNMADoOAoCmlso94BBafS00WKU9pZWE9UKPitwFWNHU/s1600/worlds-largest-solar-power-tower.jpg
— O Brasil tem uma das matrizes mais limpas de energia. Mas é preciso políticas mais agressivas para encorajar investimentos.
O biólogo André Nahurm, coordenador interino de Mudanças Climáticas do WWF-Brasil, lembra que o país vem reduzindo projetos renováveis: os investimentos caíram de US$ 7,1 bilhões em 2012 para US$ 3,4 bilhões no ano passado.
— O país enfrenta impactos preocupantes na produção de energia, agravados com o forte calor e os apagões. Seria importante investir mais em outras fontes de energia, como solar, biomassa e eólica — disse.
Já o professor Tasso Azevedo, especialista em floresta e clima, critica o fato de o Brasil apostar todas as suas fichas no pré-sal em um momento em que os países desenvolvidos estão reduzindo sua demanda por energia em geral. Segundo Tasso, um dos entraves para o desenvolvimento das energias sustentáveis no Brasil é que o planejamento energético, feito pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), se baseia no custo da energia presente:
— E, se não tiverem escala, as fontes renováveis nunca ficarão mais baratas. É preciso visão de longo prazo. No ano passado, em determinados momentos do dia, a Espanha conseguiu gerar 100% de sua energia através do sol. O Brasil tem um potencial enorme e não está aproveitando.
Para a economista Paula Barbosa, especialista em petróleo e gás, o Brasil deveria ampliar de forma agressiva seus programas para geração de energias renováveis. Apesar de a matriz energética brasileira ser uma das mais limpas — com as renováveis respondem por 42% do total, contra a média mundial de 13% —, Paula diz que o governo tem de incentivar o desenvolvimento dessas fontes já que sua participação caiu de 44% para 42% entre 2011 e 2012, por conta das térmicas.
— Precisamos ampliar e investir mais nas fontes renováveis. Temos potencial gigantesco em energia eólica, solar e nos biocombustíveis. Mas isso não significa que poderemos abrir mão do petróleo tão rapidamente — disse Paula.
Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/economia/analistas-pais-deve-investir-mais-em-renovaveis-11619418#ixzz2tUZEatol
Nenhum comentário:
Postar um comentário