domingo, 11 de março de 2012

Ibama promove workshop internacional sobre manejo do fogo como ferramenta para a prevenção de incêndios florestai

fonte: IBAMA.GOV.BR

Brasília (08/03/2012)

De 12 a 14 de março, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), com o apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), promoverá o workshop internacional Manejo do Fogo como Ferramenta para a Prevenção de Incêndios Florestais.
O objetivo do evento é discutir a aplicabilidade do manejo de fogo no cerrado brasileiro, considerando os diversos aspectos dos ecossistemas e paisagens naturais bem como aspectos socioeconômicos de cada região de modo a construir estratégias de manejo e proposta de políticas públicas sobre o tema.
O workshop contará com palestras de pesquisadores e gestores brasileiros com experiência de manejo do fogo no bioma cerrado e palestras sobre as experiências existentes nas savanas de Gana, Malawi, Moçambique, Quênia, República Democrática do Congo, Tanzânia e Zâmbia.
O fogo é um dos fatores determinantes na formação de grande parte das savanas existentes no mundo. Na África, a aplicação de queimadas controladas é uma das ferramentas mais importantes utilizadas na conservação da biodiversidade e na prevenção dos incêndios florestais.
No Brasil, entretanto, predomina a política de exclusão do fogo em todos os ecossistemas, com resultados questionáveis principalmente no cerrado e no pantanal. Um exemplo é o aumento na ocorrência de grandes incêndios de comportamento extremo, com alto poder de destruição e elevados custos de combate nestes biomas.
Apesar dos investimentos existentes em novas tecnologias e de ser considerada uma ferramenta arcaica, que pode resultar em prejuízos ambientais diversos, muitos pesquisadores defendem a utilização do fogo no manejo do cerrado brasileiro, a exemplo do que é realizado com sucesso em diversas partes do mundo.
A utilização criteriosa do manejo do fogo pode auxiliar tanto na diminuição das emissões de CO2,, através da prevenção de grandes incêndios florestais, quanto na conservação da biodiversidade do cerrado, auxiliando no cumprimento da legislação ambiental brasileira, no Plano Nacional de Mudanças do Clima e nos compromissos internacionais firmados pelo Brasil. Sendo assim, o evento ocorre num momento estratégico para o governo brasileiro, que tem buscado discutir políticas de desenvolvimento sustentável.
O evento será realizado no auditório I do Ibama-sede e contará com programação entre 8h e 18h (intervalo de duas horas para almoço).
Para mais informações, entrar em contato com o a equipe de organização:
International Workshop: Fire Management as a Tool to Prevent Forest Wildfires
Prevfogo – Ibama
SCEN, Trecho 2, Brasília/DF, 70818-900, Brasil
telefone:+55 (61) 3316-1857
e-mail: fire.workshop.2012@gmail.com
Prevfogo/Ibama

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...