sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

ES realiza XV Congresso Brasileiro de Geografia Física Aplicada


 http://www.jornaldaciencia.org.br/Detalhe.jsp?id=85754
O tema central do evento é o uso e a ocupação da terra e as mudanças das paisagens

O XV Congresso Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado pelo Curso de Graduação e o da Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Espírito Santo, será de 8 a 12 de julho no Centro de Convenções de Vitória. Com público estimado de 1.500 pessoas, entre alunos de graduação, professores de diferentes seguimentos escolares e profissionais da Geografia. Espera-se com esse simpósio fortalecer ainda mais os trabalhos no âmbito Nacional e Estadual da Geografia Física.

O simpósio reúne inúmeros pesquisadores, professores de todas as categorias do ensino, desde o básico até o superior, além de profissionais das áreas da Geociências e áreas afins, tais como, Geologia, Oceanografia, Biologia, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal, Ecologia, Arquitetura, dentre outras.

O tema central do evento, deste ano, é "Uso e a ocupação da terra e as mudanças das paisagens" , o qual aborda diversos assuntos ligados à Geografia que, em concordância com as obras "A origem da espécie humana" de Richard Leakey e "Evolução humana" de Roger Lewin, pontua quatro acontecimentos-chave que devem ser mencionados para situar o homem no contexto da passagem da primeira natureza para a segunda natureza, ou território geográfico, marcado pelos mais diversos usos e formas de ocupação.

Foco - O objetivo do tema é tratar "dos diferentes usos e ocupações atuais que o homem faz na terra sobre a Terra e de suas consequências", segundo os organizadores do evento. Eles acrescentam que os trabalhos e as discussões apresentadas devem abordar as relações do homem com a natureza, uma vez que estas são amplamente debatidas no cotidiano dos geógrafos.

O Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada vem contribuindo ao longo de anos de discussão para o avanço das teorias, metodologias e técnicas empregadas no uso e ocupação da terra de forma menos impactante, bem como do uso dos recursos naturais, procurando entender a relação do homem com a natureza, visando atender às necessidades inerentes à sociedade e preocupando-se com os limiares da natureza, no que se refere aos impactos provocados por essa dicotômica relação, destacam os organizadores do evento.

 (Jornal da Ciência)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...