quinta-feira, 4 de abril de 2013

Uma Estimativa do Potencial de Poluição Industrial do Ar IBGE


Relatório Piloto com Aplicação da Metodologia IPPS ao Estado do Rio de Janeiro
http://www.ibge.gov.br/home/geociencias/recursosnaturais/ipps/default.shtm

Uma Estimativa do Potencial de Poluição Industrial do Ar

O objetivo deste trabalho é estimar o potencial poluidor do ar das indústrias do Estado do Rio de Janeiro. Foi adotado como metodologia o “Industrial Pollution Projection System - IPPS” do Banco Mundial, que utiliza fatores de intensidade de emissão de poluentes do ar e o número de empregados (pessoal ocupado) nas atividades industriais.

A metodologia IPPS é adequada para estudos e diagnósticos rápidos da situação ambiental industrial, principalmente onde há falta de dados para o diagnóstico da poluição. No estudo são identificados os municípios de maior potencial poluidor, tanto por tipo de indústria quanto por poluentes do ar emitidos.

A fim de testar o ajuste da metodologia IPPS à realidade brasileira, foram realizadas algumas comparações entre os resultados das estimativas de emissão potencial de poluentes e a classificação de potencial poluidor da FEEMA, e dados de doenças respiratórias do DATASUS (MS, 2003a).


A comparação com o potencial poluidor da FEEMA apresentou boa concordância, enquanto que com os dados do DATASUS não se estabeleceu nenhuma associação entre ocorrência de doenças respiratórias e potencial poluidor industrial nos municípios.

estudo na íntegra realizado em 2008 no RJ
ftp://geoftp.ibge.gov.br/documentos/recursos_naturais/industrial_pollution_projection_system/ipps_rj.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...