sábado, 16 de março de 2013

MPF/RS fiscaliza licenciamento ambiental da hidrelétrica de Iraí


 
Imprimir
http://noticias.pgr.mpf.gov.br/noticias/noticias-do-site/copy_of_meio-ambiente-e-patrimonio-cultural/mpf-rs-fiscaliza-licenciamento-ambiental-da-hidreletrica-de-irai

15/3/2013
Procuradoria da República em Passo Fundo quer evitar que o processo de licenciamento ambiental do empreendimento seja alvo de ação judicial do MPF
O Ministério Público Federal em Passo Fundo (RS) emitiu recomendação ao Ibama para que o processo de licenciamento ambiental da Usina Hidrelétrica de Iraí seja suspenso após a análise do termo de referência e antes de sua aprovação, até que a perícia técnica do Ministério Público Federal se manifeste, sugerindo eventuais alterações.

O MPF/RS acompanha os trâmites do procedimento de instalação de usina hidrelétrica no Rio Uruguai – UHE Iraí. O empreendimento terá consequências socioambientais nos municípios de Palmitos (SC), Frederico Westphalen, Iraí e Alpestre (RS) e a recomendação visa a evitar possíveis demandas jurídicas referentes ao processo de licenciamento.

A procuradora da República Fernanda Alves de Oliveira citou o Princípio 15 da Declaração do Rio – Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio+20) para justificar a recomendação: “Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza científica absoluta não será utilizada como razão para o adiamento de medidas economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental”.

A recomendação foi encaminhada à Diretoria de Licenciamento Ambiental (DILIC) do Ibama em Brasília, que tem prazo de 20 dias para se manifestar sobre o assunto.


Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria da República no Rio Grande do Sul
Fones: (51) 3284-7370 / 3284-7369
E-mail: ascom@prrs.mpf.gov.b
Twitter: http://twitter.com/MPF_RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...