sábado, 19 de maio de 2012

eventos ambientais maio/junho no RJ via O GLOBO



A Rio+20 vai fazer com que a cidade seja, em junho, a capital ambiental mundial. Além da Conferência das Nações Unidas Sobre o Desenvolvimento Sustentável, diversos outros eventos pintam de verde o Rio. Abaixo, alguns exemplos:

MAIO

Encontro com a história
O historiador Nireu Cavalcanti (UFF) é o palestrante do evento “Encontro com a história: ciência no mundo contemporâneo”, sob a coordenação de Ana Lúcia Villas-Boas, no dia 17 de maio, às 14h, no auditório do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Rua General Bruce 586, São Cristóvão). O tema será “O berço do carioca: 1992/2012”. Haverá transmissão pela internet.

Exposição Oceanos
O Centro Cultural Correios (Avenida Visconde de Itaboraí 20, Centro) recebe a exposição Oceanos entre os dias 17 maio a 1° de julho (terça a domingo, de 12h às 19h, entrada franca). São 35 fotos inéditas captadas pela equipe de realização do filme “Océans”, de Jacques Perrin e Jacques Cluzaud.

Cúpula dos Povos da Zona Oeste na Rio+20
Os debates serão realizados na Lona Cultural Elza Osborne, cuja primeira lona foi usada na Rio-92, sendo levada para o Teatro de Arena de Campo Grande, nos dias 18 e 19 de maio. A ONG Defensores do Planeta e Comitê Gestor de Desenvolvimento Local organizam o evento.

Rizoma verde
A Escola de Comunicação da UFRJ, em parceria com o Instituto de Psicologia da UFRJ, e sob a coordenação do professor Frederico Tavares, promovem o debate Rizoma Verde, entre 22 e 24 de maio. Em cada dia, um tema: “Eco-consumo: O meio ambiente como mercadoria", “Greenwashing X Responsabilidade Socioambiental” e “Comunicação verde: os olhares da mídia de e da academia".

GreenNationFest
Competição e mostra de cinema e novas mídias; feira interativa; e seminário internacional. O GreenNationFest será realizado no Museu de História Natural do Rio de Janeiro, na Quinta da Boa Vista, entre os dias 31 de maio e 7 de junho. O evento conta com o apoio da TV Globo e do Pnuma. As inscrições para a competição e mostra de cinema e novas mídias estão abertas até o dia 1º de maio de 2012

JUNHO

Semana do Meio Ambiente
A Semana do Meio Ambiente será realizada entre os dias 3 e 9 de junho. O tema será “Economia Verde: Ela te inclui?”. Haverá eventos em todo Brasil. Grande parte da programação será realizada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Encontro de jovens ‘Youth Blast’
Organizado pelo ‘Major Group’ da Rio+20 de Crianças e Jovens, entre 8 a 12 de junho, o Youth Blast tem como objetivo capacitar as crianças e jovens presentes na Rio+20; oferecer treinamento em liderança; e proporcionar um espaço para os jovens partilharem as melhores práticas para implementação de soluções e participação na tomada de decisões em nível internacional.

TEDxRio+20
Em parceria com a ONU, TEDxRio+20 será realizado nos dias 11 e 12 de junho no Forte de Copacabana.

Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável
Fórum de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentável está previsto para os dias 11 a 15 de junho. O evento terá discussões científicas interdisciplinares.

Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (FEMACTRio+20)
Os participantes da Comissão Coordenadora do Grupo Pop Ciência na Rio+20 promovem a Feira de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia da Rio+20 (FEMACTRio+20). O evento irá reunir cerca de 120 trabalhos de jovens do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares do estado do Rio, além de convidadas especiais de outros estados. A feira acontece nos dias 12, 13 e 
14 de junho, em uma área de 700 m2 no Armazém 4 da zona portuária, que fica na Avenida Rodrigues Alves, s/ nº, Centro.

Reunião preparatória para a RIO+20
A última reunião preparatória para a Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20) será realizada entre os dias 13 e 15 de junho.

Global Town Hall
Global Town Hall (Encontro Global dos Municípios na Rio+20) será realizado entre os dias 13 e 
22 de junho. Prefeitos e funcionários de governos locais de todo o mundo abordarão como podem contribuir da melhor forma para proteger bens comuns globais.

Rio Conventions Pavilion
Convocada pelas Secretarias dos três acordos ambientais globais surgidos na Cúpula da Terra de 1992 – a Convenção Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), a Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação e a Convenção da ONU sobre Biodiversidade, juntamente com o ‘Global Environment Facility’ e outros parceiros – o Rio Conventions Pavilion será realizado entre os dias 13 e 22 de junho. Entre os temas debatidos, oceanos, cidades, economia verde, gênero e desenvolvimento.

RIO CLIMATE Challange (RCC) – Rio/Clima
Depois de uma reunião preparatória, em Recife, de 13 a 15 de abril, o RCC será realizado no Rio, entre 14 e 17 de junho.

Cúpula dos povos
Entre os dias 15 e 23 de junho, está prevista a Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental. O evento será realizado no Parque do Flamengo. O evento mobilizará 150 organizações e movimentos sociais.

Congresso Mundial de Justiça, Governança e Direito para Sustentabilidade Ambiental

Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20
De 15 a 18 de junho, o Fórum de Sustentabilidade Empresarial da Rio+20 reunirá líderes de empresas, acadêmicos e representantes da sociedade civil que mostrarão soluções inovadoras para os desafios do desenvolvimento sustentável.

FGV
Fundação Getúlio Vargas promove uma série de eventos. O Encontro mundial de juristas ambientais para a Rio + 20 conta com o apoio de outras instituições e será realizado nos dias 15, 16 e 17 de junho no Jardim Botânico. No dia 18, o debate será na própria FGV: “Direito à energia no contexto do desenvolvimento sustentável”. Já no dia 19, também na Fundação, outro debate vai tratar de governança do desenvolvimento sustentável.

Entre os dias 20 e 21 de junho, na FGV, um evento vai abordar os desafios jurídicos do desenvolvimento sustentável sob duas perspectivas: possíveis caminhos para a economia verde e estratégias para a governança do desenvolvimento sustentável. Um curso está previsto para os dias 23 a 30 sobre “Práticas, poder e conhecimento no gerenciamento participativo das florestas”.

Diálogos sobre Sustentabilidade Global
Organizado pelo governo brasileiro entre os dias 16 e 19 de junho, o evento Diálogos sobre Sustentabilidade Global é dividido em nove tópicos, que serão debatidos em quatro dias. Representantes da sociedade civil e especialistas renomados buscam por soluções inovadoras para as questões de sustentabilidade global.

Conferência Bienal da Sociedade Internacional de Economia Ecológica
A segunda Conferência Bienal da Sociedade Internacional de Economia Ecológica está prevista para os dias 16 a 19 de junho.

Ideais Justas
Entre os dias 16 e 17 de junho, o IEDD organizará na PUC uma combinação de sessões plenárias, mesas-redondas, seminários e oficinas.

Cúpula Parlamentar Mundial de Legisladores
Organizado pela GLOBE International (Organização Global de Legisladores para um Meio Ambiente Equilibrado), esta cúpula mundial inédita de legisladores pretende conduzir os compromissos internacionais para a legislação nacional, além de fiscalizar o cumprimento das propostas que os governos fazem. O evento será realizado de 17 a 19 de junho.

Cidades Sustentáveis
No dia 18 de junho, no Forte de Copacabana, A ONU-Habitat e a prefeitura estão organizando uma série de eventos e conferências dirigidas ao público em geral e aos meios de comunicação para discutir desafios e oportunidades das áreas urbanas no século 21.

Rio+Social
Rio+Social reunirá, no dia 19, os mais inovadores agentes jovens e as vozes públicas mais influentes para discutir como a tecnologia pode ser usada para criar uma mudança inspirada a partir da cidadania e das mídias digitais. A organização é da Fundação das Nações Unidas (UN Foundation) com parceiros Ericsson, Mashable e 92nd Street Y.

Fórum de Líderes Mulheres – Igualdade de Gênero, Empoderamento da Mulher e Desenvolvimento Sustentável
Entre 19 a 21 de junho, será realizado o Fórum de Líderes Mulheres – Igualdade de Gênero, Empoderamento da Mulher e Desenvolvimento Sustentável, que vai reunir mulheres chefes de Estado e de Governo e outras mulheres líderes e defensores da igualdade de gênero.

RIO+20
A sessão de abertura da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20 terá início na quarta-feira, 20 de junho de 2012, às 10h. O encerramento será no dia 22.

Energia Sustentável para Todos
Compromissos estratégicos multissetoriais deverão ser anunciados neste evento especial em temas como acesso a energia, eficiência energética e soluções de energia renovável, com a participação do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, e dos co-presidentes do evento: Kandeh Yumkella, Diretor-Geral da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (UNIDO), e Chad Holliday, presidente do Bank of America, junto com outros líderes de governo, do setor privado e da sociedade civil. No dia 21.

Relatório do Painel do Secretário-Geral da ONU sobre Sustentabilidade Global
Os membros do Painel de Alto Nível sobre Sustentabilidade Global apresentarão as principais recomendações feitas em seu relatório ao Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, que também participará do evento. São esperadas importantes recomendações para a formação de um consenso sobre as decisões da Rio+20 e após a Conferência.

Seminário Internacional das Redes e Movimentos sobre a Rio + 20
Seminário Internacional das Redes e Movimentos sobre a Rio + 20 ocorre nos dias 30 de junho, 1º e 2 de julho. No último dia, haverá uma plenária aberta de mobilização, para a qual se espera um público de 500 pessoas. O evento ocorre no Instituto Bennett, no Flamengo, zona sul do Rio de Janeiro.


FONTE: O GLOBO ON LINE o em http://oglobo.globo.com/rio20/maratona-de-eventos-ambientais-movimenta-cidade-da-rio20-4669788#ixzz1vKKiw4pb
© 1996 - 2012. Todos direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...