Fiocruz Bahia promove curso colaborativo sobre determinantes ecológicos e sociais da saúde
Estão abertas, até o dia 15 de junho, as inscrições para I Collaborative Course on Ecological and Social Determinants of Health (1º Curso Colaborativo em Determinantes Ecológicos e Sociais da Saúde), que acontecerá em Salvador, na Fundação Oswaldo Cruz (Ficoruz ) Bahia, no período de 01 a 04 de agosto de 2012.
Fruto da cooperação entre a Fiocruz e as universidades americanas de Yale e Berkeley, o curso tem como objetivo contribuir para a formação multidisciplinar de seus participantes, tornando-os capazes de analisar criticamente os fatores ambientais e sócio-econômicos no Brasil que estão associados com a alta prevalência e distribuição geográfica de doenças infecciosas. Além disso, a meta é identificar as características da população estudada e identificar e descrever doenças infecciosas prevalentes no Brasil abordadas durante o curso.
O curso será oferecido na língua inglesa. Serão disponibilizadas 40 vagas. Destas, 15 serão destinadas a estudantes de saúde pública das universidades de Yale e Berkeley e 25 a estudantes brasileiros de pós-graduação dos cursos oferecidos pelas unidades da Fiocruz de todo o Brasil. Preferencialmente, os intessados precisam estar matriculados no último ano do Mestrado ou cursando o 1º ou 2º ano do Doutorado. É imprescindível ainda ter conhecimento de inglês suficiente para se comunicar, verbalmente e por escrito. Por isso, a entrevista de seleção será feita em língua inglesa. Tempo integral para se dedicar as atividades do curso também é uma exigência.
As atividades do curso acontecerão durante quatro dias e incluem aulas sobre temas relacionados ao objetivo do curso e visitas de campo a serviços de saúde, organizações não governamentais e áreas endêmicas para doenças infecciosas no estado da Bahia. Os alunos que obtiverem êxito no processo seletivo e concluírem as atividades do curso de forma considerada satisfatória receberão uma declaração solicitando a validação de três créditos em seus respectivos cursos de pós-graduação.
É meta da organização do curso criar as condições para que os participantes que se destacarem tornem-se potenciais candidatos às bolsas do Programa Brasil sem Fronteiras para as universidades de Yale e Berkeley.
A Fiocruz Bahia já realiza estudos em conjunto com pesquisadores de ambas universidades há vários anos. Um acordo de cooperação, assinado no segundo semestre de 2011, visa estimular o intercâmbio entre investigadores e estudantes de pós-graduação destas instiuições. Desta forma, o curso pode ser compreendido enquanto uma ação para permitir a continuidade das atividades colaborativas, intensificando a transferência de conhecimento e experiências entre as instituições e promovendo a oportunidade de criação de novas parcerias.
O curso é coordenado pelos pesquisadores Mitermayer Galvão dos Reis (Fiocruz Bahia), Albert Ko (Yale University) e Lee W. Riley (UC, Ber keley).
Para mais informações e inscrições
http://www.cpqgm.fiocruz.br/cursos/YaleBerkeley
Publicado em: 07/05/2012
Fonte: Ascom/Fiocruz Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário