terça-feira, 8 de maio de 2012

Rio+Social: mídias sociais e tecnologia ampliam participação do mundo na Rio+20 via Planeta sustentável




Rio+Social: mídias sociais e tecnologia ampliam participação do mundo na Rio+20
Mônica Nunes - 27/04/2012 às 19:06



“O futuro que queremos” é o tema da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável ou Rio+20, que será realizada de 20 a 22 de junho, no Rio de Janeiro. Trata-se de uma provocação para o mundo: chefes de estado, governos, empresários e sociedade, nesta que será uma grande oportunidade para avaliar nossa trajetória no planeta levando em conta seus reais limites, o que era desconhecido na época da Rio92.


Mas e como é que o cidadão comum faz para participar dessa conferência? Das discussões oficiais e de outros eventos fechados não dá. Quem estiver no Rio de Janeiro, pode participar da Cúpula dos Povos ou de encontros no Rio Centro. Mas e quem não estiver na cidade ou não se identificar com encontros assim? E quem prefere a mobilização digital?


Foi pensando na difusão dessa ideia e na garantia de participação de cidadãos ao redor do mundo, com base em mídias sociais e tecnologia, que as organizações que produzem o Social Good Summit* (conhecido evento anual que acontece em NY) realizarão o Rio+Social*. Será o primeiro grande evento da América Latina que conectará pessoas em nível global para incentivar a construção de um futuro melhor, mais sustentável e inovador.


Trata-se de um movimento digital iniciado pela UNF – United Nations Foundation*, Mashable*, 92nd Street Y*, Ericsson e EDP – que o Planeta Sustentável como parceiro de mídia -, que já começou a agitar as redes sociais e culminará com um encontro no RJ, na Fundição Progresso, no dia 19/06, véspera da Rio+20. O Rio+Social quer garantir que o diálogo sobre assuntos que vão desde energia sustentável até a erradicação da pobreza saiam das salas de reunião da Rio+20 e sejam enriquecidos com ideias de pessoas de todo o planeta.


Para se ter ideia da dimensão desse movimento, basta citar alguns membros de seu conselho como Ted Turner, Pete Cashmore, Fábio Barbosa e Gro Brundtland, que são importantes líderes e já confirmaram sua participação no evento. Cashmore, CEO do Mashable diz: “Em um tempo no qual temos tantos assuntos globais chamando a atenção, as mídias sociais nos dão a oportunidade de participar no maior número de conversas possível. O Rio+Social irá atender o desejo das pessoas de se envolver na mais importante conferência da ONU em décadas”. Já Fábio Barbosa, presidente executivo da Abril S.A., destaca o engrandecimento do debate, tornando-o mais participativo e inclusivo: “Vamos chamar para nós a responsabilidade de construir o mundo em que queremos viver e não delegar para outros para que o façam. Existe muito mais inteligência se somarmos a contribuição de cada um, do que deixarmos exclusivamente para os grandes debatedores”.


Acompanhe o Facebook do Rio+Social. Quem sabe você também participa do encontro no Rio de Janeiro…



fonte: http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/riomais20/2012/04/27/riosocial-midias-sociais-e-tecnologia-ampliam-participacao-do-mundo-na-rio20/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...