quarta-feira, 11 de julho de 2012

Ciência Cidadã para Sustentabilidade


Evento Brasil@Home
Ciência Cidadã para Sustentabilidade

fonte e site oficial: http://forestwatchers.net/hack-sjc/

Atualmente existe grande interesse por parte da sociedade (civil e governamental) no desenvolvimento e aperfeiçoamento de ferramentas de detecção de desflorestamento.
O Brasil já possui exemplos de programas efetivos que usam imagens de satélites
para efetuar este monitoramento. A metodologia atual usa pessoal técnico
especializado para a geração dos dados. O projeto ForestWatchers tem como meta o desenvolvimento de uma ferramenta alternativa baseada em Citizen Cyberscience para possibilitar a detecção de desflorestamento com o uso de voluntários.
Citizen Cyberscience pode ser definida como a atividade científica na qual cientistas não profissionais voluntários participam da coleta de dados, análise e disseminação de um projeto científico, muitas vezes baseado na web3.
Este projeto apresenta a proposta de execução de uma hackfest no intuito de apresentar desafios e angariar voluntários às tarefas de desenvolvimento, execução e divulgação relativos ao projeto ForestWatchers.
Hackfest, ou hackathon (a marathon of hacking) é a designação atual para um encontro multidisciplinar de cientistas, desenvolvedores, alunos e entusiastas da computação e de suas aplicações, especialmente em Citizen Cyberscience, com foco no uso de softwares livres e web livre na discussão e desenvolvimento de aplicações-piloto para problemas de interesse científico ou de programação em geral.

Local
Dias 31/07 e 01/08
Universidade Federal de São Paulo
Campus São José dos Campos
Rua Talim, 330, São José dos Campos, São Paulo, CEP 12231-280

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...