terça-feira, 17 de julho de 2012

índice de sustentabilidade empresarial da GVces FGV BOVESPA


fonte:http://www.isebovespa.com.br/index.php

Iniciativa pioneira na América Latina, o Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) busca criar um ambiente de investimento compatível com as demandas de desenvolvimento sustentável da sociedade contemporânea e estimular a responsabilidade ética das corporações. Iniciado em 2005, foi originalmente financiado pela International Finance Corporation (IFC), braço financeiro do Banco Mundial, e seu desenho metodológico é responsabilidade do GVces.

O ISE é uma ferramenta para análise comparativa da performance das empresas listadas na BM&FBovespa sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

O ISE é atualizado a partir de questionários que são distribuídos entre as empresas emissoras das ações mais líquidas da BM&FBovespa. A metodologia aplicada ao ISE está apresentada no questionário-base 2005, cuja versão mais recente é resultado de revisão conduzida pelo GVces em workshops no ano de 2011.

questionários http://isebovespa.com.br/index.php?r=site/conteudo&id=2


Missão

Induzir as empresas a adotarem as melhores práticas de sustentabilidade empresarial e apoiar os investidores na tomada de decisão de investimentos socialmente responsáveis.

Pressupostos

•Buscar constante alinhamento com os temas e desafios globais da sustentabilidade

•Promover a melhoria contínua das estratégias e práticas empresariais em sustentabilidade

Objetivos estratégicos para os próximos 5 anos (2011-2015)

1. Ampliar a abertura de informações ao mercado

2. Aumentar a participação das empresas no processo de seleção

3. Aumentar o volume de recursos investidos e produtos atrelados ao ISE e torná-lo um benchmark de investimentos

4. Fortalecer os canais de comunicação e diálogo com as partes interessadas

5. Trabalhar pelo aperfeiçoamento do escopo e processos de elaboração do questionário (refinamento e aperfeiçoamento da metodologia, processos de seleção das empresas, verificação etc.)


O Questionário

O questionário é a base do processo de seleção das empresas que compõem a carteira do ISE. Desenvolvido pela equipe do GVces, o questionário é composto por sete dimensões, que avaliam diferentes aspectos da sustentabilidade:


• Dimensão Geral: compromissos com o desenvolvimento sustentável, alinhamento às boas práticas de sustentabilidade, transparência das informações corporativas e práticas de combate à corrupção.

• Dimensão Natureza do Produto: impactos pessoais e difusos dos produtos e serviços oferecidos pelas empresas, adoção do princípio da precaução e disponibilização de informações ao consumidor.

• Dimensão Governança Corporativa: relacionamento entre sócios, estrutura e gestão do Conselho de Administração, processos de auditoria e fiscalização, práticas relacionadas à conduta e conflito de interesses.

• Dimensões Econômico-Financeira, Ambiental e Social: políticas corporativas, gestão, desempenho e cumprimento legal.

• Dimensão Mudanças Climáticas: política corporativa, gestão, desempenho e nível de abertura das informações sobre o tema.


Na metodologia adotada, é atribuído o mesmo peso (100) a cada uma das sete dimensões do questionário. Cada dimensão é subdivida em critérios, que contemplam os temas acima. Os pesos desses critérios são definidos pela relevância do tema no contexto atual da gestão empresarial e das demandas da sociedade. São privilegiadas as práticas de gestão e o desempenho.

critérios http://www.isebovespa.com.br/arquivos/files/Dimensoes.pdf

Empresas participantes podem ser encontradas no site da BOVESPA http://www.isebovespa.com.br/sistema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...