domingo, 29 de julho de 2012

Eficiência energética ganha curso à distância


fonte: https://sites.google.com/site/portalenergiamais/efencursogrtis


Procel desenvolve método para disseminar conhecimento sobre tema de forma prática e interativa pela internet. Curso está disponível para download no Procel Info.

Danilo Oliveira, para o Procel Info

Conscientizar a população sobre como praticar a eficiência energética é uma tarefa difícil de ser executada, sobretudo quando esse conhecimento encontra restrições orçamentárias e logísticas para chegar a locais mais afastados. O Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica (Procel) desenvolveu um método para disseminar o tema com um curso à distância que está disponível no endereço eletrônico www.procelinfo.com.br/curso_de_eficiencia_energetica. O objetivo é levar conhecimento sobre o assunto à população em geral, permitindo que essas pessoas apliquem o que aprenderam em seu dia a dia, reduzindo o desperdício no uso da energia elétrica.

"Cada um faz seu tempo. Isso é uma coisa legal no curso. É possível começar e parar onde quiser. Não há tempo definido para acessar cada informação. Cada aluno faz no ritmo que for mais confortável e conveniente para si mesmo", explica o arquiteto Davi Miranda, do Procel.

Ao todo, serão oferecidos quatro módulos: "Se ligue!", "Pura Energia", "Atitude Eficiente" e "Avaliação". O primeiro explica o que é o Procel, mostrando o que é energia e eficiência energética. O segundo módulo fala sobre as tecnologias e equipamentos disponíveis no mercado. O terceiro apresenta os hábitos que as pessoas devem adotar para reduzir os desperdícios. A etapa final do curso consiste numa análise do aprendizado.

Miranda revela que inicialmente o público-alvo seria apenas formado por colaboradores do Sistema Eletrobras. No entanto, o potencial que o curso pode alcançar fez com que ele fosse estendido à população. Segundo ele, o projeto trabalhará com recursos interativos como animações, gráficos e simuladores. "Testamos inclusive com pessoas pouco habituadas ao uso de computadores e tivemos ótimas avaliações", conta.

O curso online de eficiência energética foi uma iniciativa do Procel e contou com apoio da Universidade Corporativa do Sistema Eletrobras (Unise). A entidade, segundo Miranda, colaborou no desenvolvimento do projeto por meio do expertise na área didática. Ele destacou que o Procel tem interesse em levar esse produto para professores de todos os níveis de ensino, com objetivo de disseminar conhecimento sobre o tema. "O curso pode ser utilizado como uma ferramenta de ensino desses conceitos para os alunos, o que sempre gera um efeito de multiplicação bastante interessante", destaca.
Além de expandir conceitos sobre eficiência energética e, consequentemente, reduzir o consumo de energia elétrica, o curso pretende divulgar a importância do Procel como fomentador de ações e práticas nessa área

Entre as vantagens do projeto, segundo Miranda, está o fato de poder ser adquirido gratuitamente na internet por qualquer pessoa e cursado de acordo com o tempo disponível. Além de expandir conceitos sobre eficiência energética e, consequentemente, reduzir o consumo de energia elétrica, o curso pretende divulgar a importância do Procel como fomentador de ações e práticas nessa área. "É um material muito interativo e, ao mesmo tempo, muito intuitivo. Buscamos uma forma de minimizar as dificuldades. Durante o curso, basta passar as telas ou, se preferir, ir direto ao assunto de interesse", explica.

O conteúdo do curso abrange o conhecimento básico sobre energia elétrica e eficiência energética e como utilizar equipamentos que reduzem o consumo de energia. "Falamos sobre equipamentos eficientes e hábitos, que são exatamente as duas formas possíveis de reduzir o consumo. Os equipamentos nos permitem usar a energia elétrica de forma eficiente, nos aproveitando dos avanços tecnológicos, e os hábitos diminuem os desperdícios, que acontecem quando usamos a energia sem necessidade", ressaltou o arquiteto.

Além do projeto de educação à distância, o Procel já atua com outras ações para informar e conscientizar os cidadãos sobre o uso racional da energia elétrica. Por meio do programa Procel Educação, por exemplo, busca-se agregar informações complementares sobre o tema aos da grade curricular.

O objetivo é difundir medidas de conservação de energia entre professores e estudantes nos níveis básico, médio e superior. O programa também abrange os setores industriais, comerciais e hoteleiros, visando à sensibilização desses segmentos para as questões de eficiência energética e o desenvolvimento de ações comunitárias quanto ao uso racional de energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...