quinta-feira, 26 de julho de 2012

IDSM: Vaga pesquisador em conservação e manejo de quelônios amazônicos, Tefé – MA


Publicado quinta-feira, 26 de julho de 2012 fonte: http://www.agrobase.com.br/oportunidades/2012/07/idsm-vaga-pesquisador-em-conservacao-e-manejo-de-quelonios-amazonicos-tefe-ma/?utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter&utm_campaign=emprego-biologia


 Empresa Contratante

Empresa Contratante: Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá – IDSM (Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá)
Ramo da Atividade: Meio Ambiente/ Ecologia


O IDSM é uma Organização Social com Contrato de Gestão assinado com o Ministério da Ciência e Tecnologia, e atua no desenvolvimento de pesquisa, monitoramento e extensão visando a Conservação da Biodiversidade da Amazônia por intermédio do uso sustentado e participativo dos recursos naturais e do manejo de unidades de conservação. A atuação do IDSM pode ser vista com maiores detalhes em www.mamiraua.org.br ou nas publicações do Instituto.

A RDS Mamirauá está localizada no Médio Solimões, estado do Amazonas, com uma área de 1.124.000 ha, completamente formada de florestas alagadas de águas brancas, as várzeas. Criada em 1990, tendo o seu Plano de Manejo concluído e publicado em 1996, e atualmente em fase de revisão. Atualmente as atividades desenvolvem-se no sentido de implementar e revisar as normas estabelecidas nesse plano, através de ações integradas de pesquisa, extensão e monitoramento, todas com participação comunitária. Como é considerada uma área alagada de importância internacional, reconhecida como um sítio da Convenção Ramsar, das Nações Unidas, que protege áreas deste tipo em todo o mundo.

A RDS Amanã, situada ao lado da RDS Mamirauá, cobre uma área de aproximadamente 2.313.000 hectares e engloba grandes extensões de ecossistema de terra firme, além de porções de igapó e de várzea. Está localizada entre a bacia de águas pretas do Rio Negro e a de águas brancas dos rios Japurá e Solimões. A Reserva Amanã foi criada em 1998, constituindo na época a maior área protegida em floresta tropical na América do Sul.

Dados da Vaga de Estágio

Pesquisador em Conservação e Manejo de Quelônios Amazônicos
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá -IDSM está selecionando um(a) profissional da área de ciências biológicas, ou de outras áreas ambientais afins, para ocupar o cargo de Pesquisador do Programa de Pesquisa em Conservação e Manejo de Quelônios, atuando no apoio às atividades técnicas e científicas do Grupo de Pesquisa de Uso Sustentável dos Recursos Naturais do IDSM, na região do Médio Solimões, Amazonas.



Pré-Requisitos:

Pós-graduado(a) em curso de Ciências Biológicas, ou em outras áreas ambientais afins.
Iniciativa e motivação.
Experiência em projetos de pesquisas de campo nas áreas deste edital, preferencialmente na Amazônia Brasileira. Candidatos com experiência comprovada de a) atuação em ambientes alagados da Amazônia, b) trabalhos com comunidades ribeirinhas tradicionais e no meio rural, e c) conhecimento das peculiaridades da pesquisa em herpetologia obterão uma melhor pontuação no processo seletivo.
Capacidade de trabalho em grupo e com equipes multidisciplinares.
Conhecimentos de informática, editores de texto, planilhas eletrônicas, pacotes estatísticos, bancos de dados e formas de comunicação eletrônica são essenciais.
O(a) candidato(a) deverá ter capacidade de leitura, conversação e redação básica em língua inglesa.


Atribuições e Responsabilidades:

Levantar a biodiversidade e o status populacional de espécies de quelônios que ocorrem nas duas reservas e seu entorno.
Planejar e executar as atividades anuais de monitoramento das populações de quelônios, priorizando aspectos demográficos como: abundâncias, taxas sexuais e estruturas etárias.
Apoiar as atividades de monitoramento do uso deste recurso natural pelas populações moradoras das duas reservas e seu entorno.
Articular e apoiar atividades de proteção comunitária de praias de desova, que vem sendo realizadas desde 1997 em conjunto com o Programa de Gestão Comunitária – PGC do IDSM.
Dar continuidade à aplicação dos planos de trabalho e projetos de pesquisa em desenvolvimento, visando à conservação e manejo dos quelônios, como um recurso natural, desempenhando atividades de organização comunitária para a conservação, manejo e educação ambiental, e implementando e acompanhando critérios técnico- científicos sobre conservação e manejo.
Estruturar e desenvolver seu próprio projeto de pesquisa e realizar produção científica publicável.
Contribuir para a conservação da biodiversidade na Amazônia e para o desenvolvimento sustentável de suas populações tradicionais ribeirinhas.
O profissional deve ter disponibilidade para residir em Tefé (AM), onde as funções serão desempenhadas nas dependências da sede do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM-OS/MCTI). Iniciativa e motivação para trabalhar no campo são necessárias, uma vez que o candidato deverá passar parte do tempo, por períodos variáveis de poucos dias a poucas semanas, desenvolvendo suas atividades no campo. As funções serão desempenhadas, em vários locais da RDS Mamirauá, Amanã e entorno, sob condições rústicas.

Será oferecido um período de familiarização à área e as atividades do Instituto, após o qual o profissional selecionado assumirá a coordenação das atividades do Programa, com apoio de assistentes de campo locais e bolsistas assistentes de pesquisa.



Observações:

O candidato selecionado se responsabilizará pelas vacinas necessárias para a região. Ao chegar a Tefé deverá assinar o Termo de Compromisso do IDSM, o que implicará na concordância com as disposições do mesmo.
O IDSM não dispõe de alojamento em Tefé, e arranjos de residência na cidade devem ser feitos pelo próprio bolsista.


Etapas do Processo de Seleção:

Inscrições (31/08/2012)
Pré-Selecionados (09/09/2012)
Os nomes dos(as) candidatos(as) pré-selecionados(as) serão listados no site www.mamiraua.org.br, e os mesmos serão contatados oficialmente para agendamento da entrevista.
Entrevista (07/09/2012)
Os (as) candidatos(as) pré-selecionados serão entrevistados.
Divulgação do resultado final (12/09/2012)
Os candidatos (as) entrevistados (as) serão informados por e-mail.
Entrega de documentos e Proposta de Pesquisa do Candidato, para solicitação de bolsa ao CNPq (21/09/2012)
Início das atividades (Até 01/10/2012)


Mensagens enviadas com outro cabeçalho e submissões incompletas
não serão consideradas.


Por gentileza, somente enviar currículo profissionais que se encaixem no perfil,
de forma a economizar seu tempo e do recrutador.


Tipo de Vaga: Profissional – Emprego
Perfil Profissional: Ciências Biológicas, afins
Vagas: 01 vaga
Salário: R$ 2.600,00 até R$ 4.000,00 (Bolsa/CNPq modalidade PCI-D)
A Empresa Oferece: O deslocamento da cidade de origem até Tefé será disponibilizado pelo Instituto Mamirauá.
Tempo de Duração: 24 a 36 meses



Envio de currículos até dia 31 de Agosto de 2012


Interessados que se encaixem no perfil acima devem encaminhar os documentos listados para quelonios@mamiraua.org.br sob o Assunto: “Pesquisador Quelônios + Nome do candidato”. | Contato somente por email.



Documentos Necessários:

Carta de intenção (não de encaminhamento): explicando claramente por que deseja se candidatar à vaga, descrevendo seu perfil acadêmico e/ou profissional, descrevendo a relevância de participar nas atividades propostas neste edital. Na carta, o candidato, deverá listar duas referências acadêmicas ou profissionais e formas de contato (email e telefone). O Candidato deverá incluir seus próprios meios de contato (endereço, telefone, email, skype). A carta não poderá ultrapassar 2 páginas.
Curriculum vitae resumido (02 páginas) com o link para Currículo Lattes


Edital 039/2012 – IDSM »
http://mamiraua.org/cms/content/public/documents/edital/786beb9b-eab4-4320-9efa-848e5789ded8_edital-039-2012-idsm.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...