sexta-feira, 27 de julho de 2012

Geotecnologias na Gestão Pública



fonte e site oficial do evento: http://www.ggp.uerj.br/2012/#


Vivemos sob uma ordem econômica e social que impõe que ágeis processos de tomada de decisão estejam capilarizados em todos os níveis de organização, seja do setor privado, seja do setor público.

A visão moderna de governança pública faz do planejamento estratégico o vetor primordial para a adequada concatenação do binômio gestão-desenvolvimento econômico e social, onde o uso das Geotecnologias tem papel preponderante.

Mas não basta ao Poder Público demonstrar capacidade de planejamento. É absolutamente fundamental que ele disponha de quadros técnicos e gerenciais capacitados para garantir, executando ou fiscalizando, a consecução dessas ações estratégicas.

Consolida-se, definitivamente, a imprescindibilidade, para a gestão pública, do uso de dados referenciados sobre o espaço, tecnicamente definidos como dados geográficos. Para a eficaz aquisição e manipulação desses dados é que lançamos mão de Geotecnologias, tais como mapas interativos, sistemas de posicionamento global, satélites com sensores remotos, entre outros.

Neste contexto, este meeting anual sobre Geotecnologias na Gestão Pública objetiva constituir-se em espaço privilegiado para a troca de experiências entre os entes públicos federais, estaduais e municipais.

Gestores e técnicos nas áreas de planejamento, segurança, meio ambiente, saúde, desastres naturais, legislação, energia e outras áreas poderão debater seus projetos, suas idéias, seus avanços e desafios no uso das informações geográficas na gestão de suas respectivas áreas.

Neste ano o evento será dividido em três dias. No primeiro dia teremos mini-cursos com o objetivo de levar capacitação e atualização aos agentes públicos e privados sobre temas recentes da área das Geotecnologias.

No segundo dia ocorrerão seções de palestras com apresentações de cases de órgãos públicos, trazendo casos de sucesso e inovações em assuntos como meio-ambiente, planejamento urbano e rural, fiscalização e regulação, integração de agentes públicos, legislação, entre outros.

No terceiro dia serão debatidos em palestras as tendências, desafios e novas tecnologias da aplicação das Geotecnologias no setor público. Os principais temas serão: tecnologias Web, nova agência espacial brasileira, novos sensores remotos, VANT's, desafios no monitoramento do Brasil em macro ou micro escala.

As inscrições aos dias de palestras são gratuitas, bastando registrar-se por intermédio deste link. Há duas modalidades de inscrição: presencial e pela Web. O evento ocorrerá presencialmente na Capela Ecumênica da UERJ, com capacidade para 240 pessoas. Todo o evento também será transmitido ao vivo pela Web.

Coordenação: Rui Alberto Azevedo dos Santos - rui@uerj.br
Coordenação-Técnica: José Augusto Sapienza Ramos - sapienza@labgis.uerj.br

>> Programação de Palestras e Minicursos

(A programação das palestras está sujeita a alterações)


As inscrições para assistir as palestras são gratuitas e as inscrições nos minicursos possuem
um valor de investimento.

Dia 03 de setembro - Minicursos

09:00 - 15:30 | Modelagem e Análise Espacial para Tomada de Decisão Pública
Esse curso tem como objetivo discutir e exemplificar mediante a cases didáticos de tomada de decisão pública sobre um vasto conjunto de métodos de modelagem e análise espacial. Saiba mais...
09:00 - 16:30 | Ferramentas de SIG para Licenciamento Ambiental
Neste curso de 6 horas, o aluno terá contato com ferramentas de SIG para determinar áreas de proteção permanente (APP), zona de amortecimento, reserva legal e jurisdição do licenciamento com base na extensão e intensidade do impacto ambiental. Saiba mais...
16:00 - 20:30 | Novas Tecnologias do Sensoriamento Remoto na Gestão Urbana e Rural
São introduzidas e abordadas tecnologias recentes de sensoriamento remoto como radar, laser escaner, veículos aéreos não tripulados (VANT) e novos sensores ópticos. O curso traz também cases de aplicação dessas tecnologias na gestão pública da área rural e urbana. Saiba mais...

Dia 04 de setembro - Cases da Gestão Pública

09:30 - 10:00 | Credenciamento e Abertura
Retirada do material do participante e cerimônia de abertura.
10:00 - 11:00 | Inovação e Integração dos Agentes Públicos
Na gestão pública envolvendo Geotecnologias é fundamental a inovação e integração entre diversos agentes públicos e privados. Esta seção tratará de exemplos de como alguns grupos estão trabalhando no sentido da integração.
11:00 - 12:00 | Segurança, Mobilidade e Saúde - Planejamento do Crescimento e de Grandes Eventos
Como as Geotecnologias podem apoiar o planejamento de grandes centros urbanos em franca expansão em várias dimensões? Principalmente quanto grandes eventos internacionais se aproximam.
12:00 - 13:30 | Almoço
13:30 - 14:30 | Desafios do Monitoramento Socioeconômico no Brasil
O Brasil possui dimensões continentais e 190 milhões de habitantes sobre as realidades mais diversificadas. Como monitorar eficientemente a socioeconomia para subsidiar políticas públicas?
14:30 - 15:30 | Geotecnologias como Apoio na Regulação e Fiscalização na Área de Energia e de Óleo&Gás
As agências do governo federal se apoiam hoje em sistemas de informações geográficas para fiscalizar e regular. A ANEEL e ANP trarão exemplos de como essas duas agências estão se apoiando no uso das Geotecnologias em seus processos.
15:30 - 16:00 | Coffee Break
16:00 - 17:00 | Desafios no Monitoramento Nacional e Regional do Meio-Ambiente
O tema meio-ambiente está cada vez mais em voga na sociedade. Os órgãos de monitoramento já se valem das Geotecnologias para auxiliar no processo de fiscalização, prevenção e projetos de sustentabilidade.
17:00 - 18:00 | Legislação + Geotecnologias
Qual o estágio atual da legislação da área de Cartografia e das Geotecnologias em geral? Como as Geotecnologias podem apoiar a legislação de diversas áreas afins?

Dia 05 de setembro - Tendências e Novas Tecnologias para a Gestão Pública

09:30 - 10:00 | Credenciamento e Abertura
Retirada do material do participante e cerimônia de abertura.
10:00 - 11:00 | O que muda com a Nova Agência Espacial Brasileira?
Recentemente o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) recomendou investimentos no setor espacial. Em paralelo, já está desanhado uma fusão entre a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). O que muda neste setor com esta fusão?
11:00 - 12:00 | Mapeamento das Fronteiras Brasileiras e de Grandes Centros
A atualização da cartografia no território brasileiro tem sido um projeto buscando por vários órgãos públicos de diversas esferas. Nessa seção serão trazidos os avanços do mapeamento das fronteiras nacionais e de grandes centros urbanos.
12:00 - 13:30 | Almoço
13:30 - 15:30 | Soluções de dados e serviços online - GISWeb e Cloud GIS
Hoje a tecnologia Web tem se mostrado importante para o avanço de novas fronteiras tecnologias em soluções com informações geográficas. Os palestrantes vão trazer novidades e soluções envolvendo GISWeb e também Cloud GIS.
15:30 - 16:00 | Coffee Break
16:00 - 17:00 | VANT's e Novas Possibilidades
Os veículos aéreos não transportados (VANT) já são uma realidade no mercado brasileiro. Todavia as potencialidades dessa tecnologia ainda não são de conhecimento de todos os profissionais e a legislação brasileira carece de regulamentação específica. Esse e outros pontos serão debatidos nesta seção.
17:00 - 18:00 | Sensoriamento Remoto nas Plataformas Continentais
Com o pré-sal e a constante produção de petróleo offshore, o governo e as empresas necessitam estudar a plataforma continental brasileira. Conheça as tecnologias que estão sendo aplicadas para esse fim.


As inscrições nas palestras são gratuitas, clique aqui para se inscrever!
http://www.ggp.uerj.br/2012/palestrascursos.html#


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...