segunda-feira, 20 de agosto de 2012

RESERVA NO MARANHÃO AGE CONTRA CRIMES AMBIENTAIS


http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3223-reserva-no-maranhao-age-contra-crimes-ambientais.html

Brasília (17/08/2012) – O combate à caça e pesca ilegais, ao contrabando de animais silvestres, à extração irregular de madeira e às infrações de trânsito, combinado com ações de educação ambiental e divulgação da unidade de conservação, foi o principal objetivo da Operação Praia da Viração II, realizada na Reserva Extrativista (Resex) Ciriaco, no Maranhão. A ação, que ocorreu entre os dias 10 e 13, teve o apoio do Batalhão de Polícia Ambiental de Açailândia.

A operação faz parte de um conjunto de ações desenvolvidas pela gestão da unidade com o intuito de efetivar a presença institucional, coibir atividades ilegais na vicinal de acesso à Praia da Viração, no município de Cidelândia, por onde transitam milhares de banhistas. Eles passam pelo interior da resex até as chegar às praias do rio Tocantins. As pessoas vêm de diversas cidades e povoados, como Imperatriz, Açailândia, Cidelândia, Vila Nova dos Martírios.

Durante os três dias de operação, os agentes realizaram uma barreira de fiscalização em um ponto estratégico da estrada por onde passam os veículos que levam as pessoas à praia da Viração. Todos os carros foram abordados e vistoriados com a devida identificação do condutor. Carros e motos que circulavam irregularmente foram apreendidos e os motoristas, autuados. Houve apreensão também de apetrechos de pesca sem autorização.

Os agentes aproveitavam a oportunidade para desenvolver atividades de educação ambiental junto aos condutores dos veículos e fazer a divulgação da Resex Ciriaco. Alguns motoristas não sabiam que transitavam por uma unidade de conservação federal.

Esta é a segunda ação desse tipo realizada na Reserva Extrativista Ciriaco. O trabalho tem sido avaliado positivamente pela comunidade local e pelos próprios condutores de veículos que afirmam se sentirem mais seguros com a presença dos agentes na região.

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...