quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Sustentabilidade no campo científico da Química: diálogos sobre experiências de IES paulistas, americanas e européias




Universidade Federal de São Carlos - UFSCar
São Carlos, SP, Brasil
Período: 29, 30 e 31 de agosto de 2012
Local: Auditório Mário Tolentino DQ-UFSCar (29/08) e Auditório CCET-UFSCar (30 e 31/08)
Número máximo de inscrições: 80 vagas
http://www.ufscar.br/gpqv/workshop/programa.html



inscrições
As inscrições são isentas de taxas. Faz-se necessário o preenchimento da ficha cadastral e o seu posterior envio ao e-mail
naneg2002@yahoo.com.br

Mais informações: (16) 33518209


Apresentação
O evento “Sustentabilidade no campo científico da Química: diálogos sobre experiências de IES paulistas, americanas e européias” visa reunir especialistas em Química Verde para a apresentação de temáticas atuais da área, discussão e proposição de perspectivas para seu desenvolvimento, estando voltado para contribuir para a pesquisa e a formação de profissionais de química e educadores da área, sejam eles estudantes de graduação, pós-graduação, ou mesmo profissionais já formados e interessados em sua formação permanente, especialmente do estado de São Paulo.

A Química Verde vem se constituindo, cada vez mais, em abordagem fundamental para se enfrentar os desafios representados pela preservação e gestão do ambiente em um mundo em contínuo e acelerado desenvolvimento. A Química Verde consiste no planejamento de produtos e processos químicos no sentido de minimizar, ou mesmo eliminar, o uso de substâncias perigosas como insumos, e a geração de poluentes como resíduos ou subprodutos (Correa; Zuin, 2009).

Para isso, a abordagem da Química Verde se volta para a prevenção da poluição nos níveis atômico e molecular – isto é, impedir a produção de substâncias indesejáveis, em vez de se dedicar ao tratamento e descarte de resíduos perigosos depois que estes foram gerados. Atender as necessidades de produção de mercadorias e serviços demandados pela sociedade, de uma forma que não seja prejudicial ao ambiente, é essencial para promover a melhoria da qualidade de vida da crescente população mundial; nesse processo, a Química Verde desempenha papel essencial.

A importância da Química Verde no atual cenário do desenvolvimento brasileiro não pode ser minimizada. As perspectivas de expansão de diversos setores do sistema produtivo brasileiro, que abrangem alguma forma de transformações químicas em algum ponto da cadeia produtiva, são bastante positivas. Basta mencionar: as projeções para a exploração do petróleo do pré-sal na costa brasileira, que deverão gerar atividades no setor petroquímico de grande abrangência em um futuro próximo; bem como as possibilidades de expansão da produção de bicombustíveis, dada a pujança do agronegócio no país, e de setores relacionados, como a alcoolquímica. A demanda por profissionais nas diversas áreas da Química tende a crescer e, para que sejam protagonistas no processo de desenvolvimento sociosustentável, sua formação deve incluir a incorporação da Química Verde como parte indissociável de sua prática profissional. Isso somente será possível com a inserção da Química Verde nas diversas instâncias de formação de químicos.

Para concretizar seus objetivos, este evento apresentará os princípios da Química Verde, fornecerá exemplos de tecnologias mais verdes, desenvolvidas tanto no âmbito da academia quanto no da indústria, e destacará os benefícios econômicos resultantes da adoção de processos ambientalmente adequados. O papel da Química Verde no contexto do ensino de ciências, formação de profissionais e na obtenção da sustentabilidade no âmbito deste campo também será enfatizado.

Dia 29/08
17 - 19 h
Credenciamento dos participantes
19 - 20 h
Abertura
Palestra 1
Electrochemical Energy Conversion and Storage 
Prof. Dr. Ernesto Chaves Pereira (DQ-UFSCar)
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Química
PPGQ/UFSCar
Dia 30/08
10 - 12 h
Palestra 2
 Asymmetric Functionalisation of Carbonyls after the Advent of Cinchona-based Primary Amine Catalysis
Dr. Paolo Melchiorre
Institute of Chemical Research of Catalonia (ICIQ), Spain
14 - 16 h
Palestra 3
Self Organization of Nanoparticles 
Prof. Dr. Nicholas Kotov
Departments of Chemical Engineering, Materials Science and Engineering, Biomedical Engineering, University of Michigan, Ann Arbor, MI
16 – 18 h
Mesa redonda
The Development and Optimization of Greener Procedures and Materials:
Trends in the Chemical Sciences

Prof. Dr. Ernesto Chaves Pereira de Souza (DQ-UFSCar), Dr. Paolo Melchiorre (ICIQ) e Prof. Dr. Nicholas Kotov (Departments of Chemical Engineering, MI)
Dia 31/08

10 - 12 h
Palestra 4
Education for Sustainability
Dra. Mary Morgan Kirchhoff
American Chemical Society, USA
14 - 16 h
Palestra 5
Education for Sustainable Development and Green Chemistry Education
Prof. Dr. Franz Rauch
Institute of Instructional and School Development (IUS), Alpe-Adria University in Klagenfurt, Austria
16 - 18 h
Mesa redonda
The limits and potentialities of Green Chemistry education:
Challenges for the Chemical Sciences

Profa. Dra. Vânia Zuin (DQ-UFSCar), Profa. Dra. Paola Corio (IQ-USP), 
Dra. Mary Kirchhoff (ACS) e Prof. Dr. Franz Rauch (IUS)
Fechamento
Prof. Dr. Ernesto Chaves Pereira (DQ-UFSCar)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...