sábado, 24 de novembro de 2012

estudando IBAMA : redação oficial

publicação oficial

Manual de Redação da Presidência da República

http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais-1/catalogo/orgao-essenciais/casa-civil/subchefia-de-assuntos-juridicos/centro-de-estudos-juridicos-da-presidencia-da-republica/manual-de-redacao-da-presidencia-da-republica/download

"Em uma frase, pode-se dizer que redação oficial é a maneira pela qual o Poder Público redige atos normativos e comunicações. Interessa-nos tratá-la do ponto de vista do Poder Executivo.
A  redação   oficial   deve   caracterizar-se   pela   impessoalidade,   uso   do   padrão   culto   de   linguagem,   clareza, concisão,   formalidade e uniformidade.  Fundamentalmente esses atributos decorrem da Constituição,  que dispõe,  no artigo 37: “A administração pública direta, indireta ou fundacional, de qualquer dos Poderes da União, dos Estados,  do Distrito Federal e dos Municípios obedecerá aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade  e eficiência (...)”. Sendo a publicidade e a impessoalidade princípios fundamentais de toda administração pública, claro
está que devem igualmente nortear a elaboração dos atos e comunicações oficiais. "

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http://www.redacaooficial.com.br/redacao_oficial_publicacoes_ver.php?id=11

Principais dúvidas sobre a Redação Oficial nos concursos públicos

Por: Thaíse Nardim

Data: 18/03/2009

Em um concurso público, a redação é o meio pelo qual a banca avalia a capacidade do candidato de defender a própria opinião. Exige-se, para tanto, que ele elabore um texto argumentativo, utilizando o registro formal da língua portuguesa.

Mas alguns concursos, especialmente aqueles dedicados a cargos como o de escrivão, escriturário e técnico administrativo, por exemplo, também solicitam dos candidatos que tenham conhecimento da elaboração de textos no padrão da Redação Oficial, cujo feitio é regulado por normas específicas, que em muito diferem daquelas que utilizamos para compor um texto dissertativo.

Abaixo, apresentamos algumas das dúvidas mais frequentes em relação à Redação Oficial nos concursos públicos e apresentamos algumas soluções para essas questões. Em outros textos abordaremos outras dúvidas. Veja:

1)    Quais são os itens de Redação Oficial que mais caem nos concursos públicos?

Os itens mais cobrados são: Padrão Ofício: elaboração de um ofício e de um aviso; elaboração de um parecer; elaboração de uma ata; elaboração de um memorando.

2)    Como fica a concordância verbal quanto ao uso de pronomes de tratamento?

O uso dos pronomes de tratamento obedece à tradição que vem de longa data e apresenta certas peculiaridades. Por exemplo, embora se refiram sempre à segunda pessoa gramatical, que é a pessoa a quem se dirige o documento, a concordância deve ocorrer sempre na terceira pessoa. Isso porque o verbo deve concordar com o substantivo, que é o núcleo da locução. Sendo assim, no caso da locução “Vossa Excelência”, o núcleo é “Excelência”, e é com ele que concorda o verbo em “Vossa Excelência apresentará as propostas”.

Em caso de adjetivação desses pronomes, devemos sempre utilizar o gênero gramatical que se refere ao sexo da pessoa com quem nos comunicamos, e não com o substantivo que compõe a locução. Sendo assim, o correto é “Vossa Senhoria será comunicado” se o interlocutor for homem, e “Vossa Senhoria será comunicada”, caso o interlocutor seja uma mulher.

No mais, os pronomes possessivos que fazem referência ao interlocutor tratado devem também ser de terceira pessoa: “Vossa Excelência receberá sua comunicação”, e não “Vossa Excelência receberá vossa comunicação”.

3)    Como usar os fechos nas comunicações oficiais?

O fecho das comunicações oficiais tem como finalidade não só arrematar o texto, mas também saudar o destinatário. Existem somente dois tipos de fechos para todas as modalidades de comunicação oficial, sendo elas:

a) Respeitosamente, – para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República;
b) Atenciosamente, – para autoridades de mesma hierarquia ou de hierarquia inferior.

4)    Como devo me identificar ao final de uma comunicação oficial?

Exceto as comunicações assinadas pelo Presidente da República, todas as demais devem trazer o nome e o cargo da autoridade que as expede, abaixo do local de sua assinatura.

A identificação deve ter a seguinte forma:

(espaço para assinatura)
NOME
Chefe da Secretaria-geral da Câmara Municipal de Sapucaia do Sul.

(espaço para assinatura)
NOME
Ministro de Estado da Cultura
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