terça-feira, 20 de novembro de 2012

Como registrar uma nova espécie


dezembro
2011

http://super.abril.com.br/ciencia/como-registrar-nova-especie-656364.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_super&

Geralmente, a tarefa é dos taxonomistas - mas não pede um diploma. Nomear e cadastrar um novo bicho ou planta exige "apenas" conhecimento profundo e um artigo científico.por Carol Castro  .


Coleta seletiva

Primeiro aprenda: novas espécies podem ser identificadas por morfologia (cores ou formatos diferentes), comportamento, genética, sons (o canto dos pássaros) ou aromas (cheiro das flores.) Assim, faça a coleta de no mínimo uma amostra. Em plantas, ela deve conter flores. Se possível, faça fotografias ou gravações.

Dissecação

Preserve sua descoberta. Se for um inseto, coloque as amostras em um pote com álcool ou deixe secar. Em outros animais, faça o entalhamento e guarde partes características (carcaça, amostras e tecidos etc.). Em cada exemplar, coloque o nome do coletor, o local, onde e quando foi encontrada.




Pergunte aos universitários

Aprofunde (muito) seus conhecimentos sobre o grupo biológico. Estude outros animais da mesma família para confirmar se ele realmente é inédito. Para garantir, mande as amostras para um museu, universidade ou instituto de pesquisa ambiental que validem a sua descoberta.

Lápis e papel

Agora é hora de escrever um artigo científico. Coloque os detalhes que diferenciem o animal dos outros. É preciso escrever a diagnose (descrição sucinta da espécie) em latim. Dê um nome latinizado à descoberta - pode ser uma referência ao local da coleta ou uma homenagem a alguém -, respeitando o Código Internacional de Nomenclatura Zoológica.








Sob análise

Encaminhe o artigo para uma revista científica impressa relevante. Isso faz com que a comunidade científica o conheça, afinal, o texto vai passar pela avaliação dos editores. Caso seja aprovado, o artigo ganha publicação e a nova espécie nasce para a ciência.

Saia contando

Para que a sua nova espécie fique popular, espalhe a novidade. Distribua amostras, com as descrições, em coleções, museus, herbários, universidades, institutos.






Ilustração: Sattu - Fontes: Mara Rejane Ritter, taxonomista da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); Mario Con Haft, ornitólogo do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa); Mário Terra, taxonomista do Inpa; Ubirajara Martins, entomologias do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo.

2 comentários:

  1. Queria saber se há algum site onde posso entrar em contato para mandar uma amostra (uma foto por exemplo, ou outros),para saber se a espécie que encontrei é registrada ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É realmente difícil descobrir isso, você pode tentar pegar um catálogo de espécies do grupo da possível espécie que você descreveu, mas nunca eles colocam todas as espécies descobertas. Você também pode procurar um biólogo especializado ou que saiba muito do grupo da possível espécie que você descobriu, realmente não é tão simples =P

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...