sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ENCONTRO EM URUGUAIANA ABORDA OS BENEFÍCIOS DA CONSERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE


Publicação: 29/11/2012 - 17:03

http://www.sema.rs.gov.br/conteudo.asp?cod_menu=4&cod_conteudo=7994

O município de Uruguaiana sedia na terça-feira (4) um encontro de formação destinado à região dos Campos da Campanha, na Fronteira Oeste, com foco nas práticas de desenvolvimento sustentável fomentadas pelo Projeto RS Biodiversidade. Na reunião, técnicos dos órgãos ambientais do Governo e da Emater discutirão informações relevantes para conservação e desenvolvimento ecologicamente orientado dessa área do Estado.

A região dos Campos da Campanha abrange parcela significativa do Bioma Pampa, contemplando campos entrecortados por mata de galeria e banhados. Apresenta, também, áreas naturais de grande valor paisagístico em seus aspectos ecológicos e histórico-culturais, como o Cerro do Jarau e a Serra do Caverá. Focado nessas características, o encontro – a quarta e última edição de um conjunto de eventos denominado “Oficina da Partida do Projeto RS Biodiversidade” – detalhará a forma como o Projeto atuará na região, a partir de um conjunto de ações envolvendo o apoio a sistemas produtivos sustentáveis.

Serão abordadas, ainda, a conservação do Bioma Pampa através de ações de minimização da fragmentação de habitat, plano de manejo para espécies exóticas invasoras, oficinas de educação ambiental junto às instituições de ensino estaduais e demais atividades, plano de ação para restauração e conservação dos ecossistemas do entorno do Parque Estadual do Espinilho, implantação de processo de gestão em áreas privadas, avaliação ecológica rápida da bacia do rio Ibicuí, dentro outras.

“Além de fornecermos uma visão geral do projeto, temos como meta fortalecer a rede de ações conservacionistas e promover o debate em uma perspectiva socioambiental”, ressalta Dennis Patrocínio, coordenador geral do Projeto. A oficina é aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia no site do Projeto: www.biodiversidade.rs.gov.br.

O encontro se realizará das 8h30 às 12h30, no auditório do Prédio Administrativo II da Prefeitura Municipal de Uruguaiana (antigo Fórum – Rua Santana, 2467, entre as ruas 13 de maio e XV de novembro).

Exposição
Dando continuidade ao Projeto na região, a Exposição Fotográfica “Fauna e Flora na Tradição Gaúcha” poderá ser visitada de 4 a 12 de dezembro, na Biblioteca Pública Municipal "Luiz Guilherme do Prado Veppo" (rua Santana, nº. 2588, esquina com a rua XV de Novembro. A exposição aborda a relação entre a cultura regionalista e a biodiversidade do Estado do Rio Grande do Sul. Na amostra, estão painéis com fotos e 30 textos de poetas e compositores do Estado que tiveram como inspiração os símbolos naturais regionais. Cada painel propõe resgatar as manifestações artísticas do cancioneiro popular e das poesias tradicionalistas além de trazer informações científicas sobre as espécies enfocadas na flora e fauna.

Abaixo, a programação completa da oficina.

Programação
Data: 04 de dezembro

8h30 - Abertura oficial, com presença das autoridades das instituições executoras do Projeto RS Biodiversidade
9h – Apresentação do Projeto RS Biodiversidade – Conservação da biodiversidade como fator de contribuição ao desenvolvimento do Estado do Rio Grande do Sul Dennis Nogarolli Marques Patrocínio, Coordenador Geral do Projeto
9h30 - Apresentação das ações nos Campos da Campanha coordenadas pelas instituições executoras do Projeto RS Biodiversidade Joana Braun Bassi, Coordenadora Técnica da SEMA Silvia Pagel, Coordenadora representante da FEPAM
10h - Coffee-Break Agroecológico
10h15 – Continuação da apresentação das ações nos Campos da Campanha coordenadas pelas instituições executoras do Projeto RS Biodiversidade Luiza Chomenko, Coordenadora representante da FZB Célio Alberto Colle, Coordenador representante da EMATER
10h45 – “A persistência históricas dos pecuaristas familiares na Região da Campanha”. Valéria Dornelles Fernandes – Mestre em Desenvolvimento Rural pela UFRGS e Assessora de Educação do Campo – SEDUC/RS

Tarde
14h30 – Atividade específica com as Coordenadorias Regionais de Educação para planejamento das ações de Educação Ambiental do Projeto RS Biodiversidade para 2013 e 2014.

Exposição Fotográfica “Flora e Fauna na Tradição Gaúcha” – de 04 a 12 de dezembro, na Biblioteca Pública Municipal "Luiz Guilherme do Prado Veppo" - Rua Santana nº. 2588 - esquina rua XV de Novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...