terça-feira, 20 de novembro de 2012

X Encontro dos Pesquisadores do Parque Nacional da Serra dos Órgãos


PARQUE DA SERRA DOS ÓRGÃOS COMEMORA 73 ANOS
http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/20-geral5/3507-parque-da-serra-dos-orgaos-comemora-73-anos.html

Dandara Santos
dandara.silva@icmbio.gov.br
Brasília (19/11/12) – O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no estado do Rio, comemora, no próximo dia 30, aniversário de 73 anos. Para marcar a data, a equipe da unidade de conservação (UC) preparou extensa programação, que inclui encontros, reuniões, exposições e lançamento de trilha. Todos os eventos ocorrerão na sede do parque.

A programação começa antes mesmo do dia 30. Já no dia 28, a partir das 9h, será aberto o X Encontro dos Pesquisadores do Parque, que vai durar três dias. Nele, será feito um balanço dos resultados alcançados desde o primeiro encontro e uma reavaliação da lista de pesquisas prioritárias do plano de manejo da UC.

No dia 30, quando se completam os 73 anos do parque, serão abertas duas exposições: uma de arte Naif, da artista plástica Ivanilde Gallo, e outra de fotos, do fotógrafo Flávio Varrichio, que tem como tema No coração da Serra dos Órgãos. Os eventos estão previstos para as 19h.

As comemorações continuam nos dias 3 e 4 de dezembro, sempre a partir das 9h, com a realização do I Encontro de Proteção do Mosaico Central Fluminense. Durante a reunião, gestores e fiscais que atuam no mosaico vão discutir a legislação que trata da fiscalização ambiental na região. A ideia é estabelecer diretrizes para melhorar a proteção da área, em especial do parque.

Já no dia 7 de dezembro, a partir das 9h, haverá o lançamento do projeto Caminhos da Serra do Mar, uma trilha de longo percurso que está sendo implantada na Serra do Mar com o apoio de montanhistas e caminhantes. Na ocasião, serão apresentados o folder oficial, os mapas e os vídeos dos caminhos.

Segundo os gestores do parque, a criação da trilha vai favorecer a conservação ambiental na Serra do Mar, em integração com outras unidades de conservação do mosaico. O projeto oferecerá espaços para a prática de caminhada, montanhismo, recreação e lazer, além da vista da beleza natural do parque e de outras unidades. O caminho, de longa duração, tem, ao todo, cerca de 68 km e pode ser percorrido em até seis dias.

Para encerrar as comemorações, o parque promoverá no dia 8 de dezembro, a partir das 8h, a 1ª Ação Voluntário dos Caminhos da Serra do Mar, um imenso mutirão de voluntários para sinalizar a trilha Uricanal, terceiro trecho do primeiro núcleo da trilha, fazer a manutenção de outras tilhas e implementar facilitadores.

O Parque

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos, criado em 30 de novembro de 1939, tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 130 quilômetros de caminhos de diferentes níveis de dificuldade, entre os quais destacam-se a Agulha do Diabo, escolhida como uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo, e o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país.

Criada para proteger a paisagem e a biodiversidade da Serra do Mar, na região Serrana do Rio de Janeiro, a unidade de conservação federal possui 20.024 hectares, localizados nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

O parque é o terceiro mais antigo parque do Brasil e abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas, 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção.

Conheça a história do parque clicando aqui.
http://www.icmbio.gov.br/parnaserradosorgaos/quem-somos/historia.html

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...