quarta-feira, 21 de novembro de 2012

FORÇA-TAREFA DESTRÓI ACAMPAMENTO DE CAÇADORES NO ITAJAÍ



http://www.icmbio.gov.br/portal/comunicacao/noticias/4-geral/3512-fiscais-destroem-acampamento-de-cacadores-no-itajai.html

Brasília (20/11/2012) – Uma força-tarefa formada por fiscais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e policiais do Segundo Pelotão da Polícia Militar Ambiental localizou e destruiu um acampamento utilizado por caçadores em uma região montanhosa conhecida como Serra do Aimoré, no município de Guabiruba, dentro dos limites do Parque Nacional (Parna) da Serra do Itajaí.



Com a chegada dos agentes na localidade de Aimoré, a sua presença foi alertada por meio de fogos de artifício, permitindo que os caçadores que se encontravam na mata fugissem. Embora nenhuma pessoa tenha sido presa, a grande quantidade de utensílios, roupas, colchões e alimentos apreendidos no local indicam que o acampamento servia de base para a ação criminosa de um grande grupo.

A equipe do Parna da Serra do Itajaí, responsável pela proteção de quase 60 mil hectares de Mata Atlântica, tem feito esforços para desarticular ranchos e acampamentos utilizados por caçadores e palmiteiros que atuam nos nove municípios que integram o território da unidade de conservação (UC).

Estratégia eficiente

A estratégia usada no parque tem se mostrado eficiente já que a destruição dos abrigos ajuda a diminuir o tempo de permanência dos caçadores na floresta e, ao mesmo tempo, aumenta a possibilidade dos infratores serem flagrados no deslocamento pelas trilhas ou ainda nas barreiras montadas pela equipe de fiscalização nas estradas que dão acesso ao parque.

A Serra do Itajaí é um dos maiores remanescentes florestais de Santa Catarina. No parque, são atualmente desenvolvidas dezenas de pesquisas científicas e projetos importantes de conservação da biodiversidade, com destaque para o Projeto Carnívoros, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros  (Cenap), do ICMBio, que já identificou espécies ameaçadas como a jaguatirica (Leopardus pardalis); o gato-maracajá (Leopardus wiedii); o gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) e o puma ou onça-parda (Puma concolor).

Comunicação ICMBio
(61) 3341-9280

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...