quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Expo Catadores 2012: conscientização e negócios sustentáveis



http://www.ecodebate.com.br/bzI
Publicado em novembro 12, 2012 por HC


Samuel Ferreira

Na última semana de novembro, os olhos do Brasil e do mundo se voltarão para a tão esperada edição da Expo Catadores 2012, evento de negócios, troca de experiências, difusão de conhecimentos e novas tecnologias para a gestão eficiente dos resíduos sólidos. Em sua terceira edição, a feira será sediada no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte – Centro de Exposições e Convenções, referência na América Latina.

Realizada pelo Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR), a Expo Catadores 2012 busca a divulgação, o fortalecimento e a profissionalização do setor, por meio de diversos grupos de atividades, como o Encontro Internacional de Catadores de Materiais Recicláveis; Seminário Estratégico; Feira de Máquinas e Equipamentos para Coleta Seletiva, Seleção e Triagem de Materiais; Exposição de Projetos de Coleta Seletiva Solidária e Exposição dos Serviços e Projetos Desenvolvidos pelas Organizações de Catadores.

A exemplo das versões anteriores, nessa edição os organizadores esperam reunir um público permanente de 1.500 catadores de 25 Estados brasileiros, bem como delegações de 12 países da América Latina, além da Índia e da África do Sul. A estimativa de público é de aproximadamente 4 mil visitantes por dia, entre empresários, ONGs, agentes do poder público, organizações de fomento e pesquisadores ligados aos temas de reciclagem e desenvolvimento sustentável, entre outros.

Será a primeira edição do evento após a aprovação e implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), que favorece os catadores como prestadores de serviços na coleta seletiva dos municípios e oferece a eles uma parte relevante junto às indústrias na implantação da lei de logística reversa, tema em ampla discussão nos acordos setoriais.

A realização de oficinas, mesas redondas e painéis focará a busca por alternativas tecnológicas limpas, que não agridam o meio ambiente, no que tange à gestão de resíduos sólidos com inclusão das organizações de catadores. O evento ainda cria espaço de divulgação de projetos voltados ao fortalecimento de associações e cooperativas de catadores, destacando a importância dessas organizações para a sustentabilidade dos programas de coleta seletiva e seu grande potencial de inclusão social e transformação cultural.

Programas públicos e privados de apoio à coleta seletiva e reciclagem terão um ponto de encontro para troca de experiências e soma de esforços para promoção de um sistema de reciclagem mais justo e solidário, que valorize a figura do catador e reconheça a importância desses atores na cadeia produtiva.

As diversas ações do Governo Federal e demais parceiros visando à inclusão social dos catadores e o desenvolvimento institucional de cooperativas e associações terão palco nas discussões, bem como outras experiências de sucesso.

Edições anteriores

A primeira edição da Expo Catadores (intitulada Reviravolta Expo Catadores) foi realizada com sucesso em 2009, no Mart Center, em São Paulo, onde superou as expectativas dos organizadores e demais parceiros, reunindo um público de aproximadamente 5.000 pessoas, sendo 1.500 catadores desse total, oriundos de todos os Estados brasileiros, América Latina e Caribe para um encontro internacional de troca de experiência e debate de políticas e ações voltadas à inclusão social dos catadores de materiais recicláveis. Ao todo, houve representantes do Uruguai, Argentina, Chile, Bolívia, Colômbia, Equador, Paraguai, Costa Rica, Porto Rico e Peru, além da Índia.

O auditório principal do evento recebeu a presença de diversas autoridades, como o então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros e prefeitos, que assinaram termos de compromisso de inclusão social dos catadores de materiais recicláveis, além do lançamento de programas de capacitação. Na pauta da imprensa em todo o Brasil, o evento serviu como espaço de disseminação de conhecimentos, exposição de projetos sociais, iniciativas empresariais e tecnologias para aprimoramento da gestão da coleta seletiva solidária.

Houve ainda a apresentação de um balanço das ações do Comitê Interministerial de Inclusão Social dos Catadores de Materiais Recicláveis, do Governo Federal, com presença dos ministérios envolvidos, além de avanços e conquistas do Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis através de articulações e desenvolvimento de projetos, entre os quais a constituição da Rede Latino-Americana e Caribenha de Catadores. Dentro da programação, houve a exposição da série “Lixo” do artista plástico Vik Muniz, reconhecido mundialmente, que também voltou seu trabalho para a questão social dos catadores de materiais recicláveis.

A segunda versão da Expo Catadores foi realizada em 2010, com a mesma coroação da experiência anterior, onde obteve um público de aproximadamente 5.000 pessoas, dentre as quais 2.000 catadores. Em seus debates, o evento focou ações específicas, como a prestação dos serviços de coleta e triagem feitos pelos catadores; o pagamento por serviços ambientais urbanos; a discussão da implementação de políticas públicas específicas para o catador de material reciclável; o valor da profissionalização dos catadores e a visão do negócio inclusivo solidário; a importância da inclusão social no aspecto da dignidade humana; a lógica da cadeia produtiva e a prestação de serviços de coleta e triagem de materiais recicláveis, entre outros.

A presença do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Rousseff, além de ministros, marcou o evento, onde a chefe do Executivo frisou que, em seu governo, os catadores teriam a mesma política permanente de financiamento bancário que as demais profissões. “Não descansarei enquanto não conseguir dar as melhores condições para que esse processo avance e os catadores, cada vez mais, saiam do lixão, organizem cooperativas, tenham seus caminhões, suas máquinas”, disse Dilma. Na ocasião, Lula assinou o decreto de regulamentação da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

Embora seja um evento anual, a edição de 2011 não chegou a ser concretizada, por conta das diversas participações e movimentações dos catadores nas discussões referentes à não incineração do lixo e à lei que viria resultar na PNRS.

Benefícios mútuos

Além da mensagem socioambiental, a Expo Catadores 2012 gera uma considerável oportunidade de negócios no Brasil e no exterior, uma vez que estarão presentes representantes da indústria da reciclagem do Brasil, da América Latina e Caribe, Ásia e Europa. Algumas das maiores empresas brasileiras estão incluindo a reciclagem e a logística reversa nas suas práticas.

A iniciativa é um bom negócio para o Governo, já que no Brasil gasta-se R$ 12,8 milhões por dia com a coleta e destinação do lixo.

A coleta de materiais recicláveis também é um bom negócio para a cidade, pois o catador tira os resíduos das ruas, reduzindo o volume dos lixões e aumentando a vida útil dos aterros.

Da mesma forma, é um bom negócio para a sociedade, já que o catador chama a atenção do cidadão para o lixo que não é lixo, educando para o consumo consciente.

Dados do setor

*No Brasil há mais de 1 milhão de catadores, onde cerca de 800 mil pertencem ao MNCR (80%).

*Os catadores são responsáveis pela coleta de 90% de tudo o que é reciclado hoje no Brasil.

*Cada catador chega a coletar 2 a 3 toneladas/mês de material reciclável.

*Somadas, são cerca de 1.100 organizações de catadores em todo o Brasil.

Interessados na feira de negócios

*Fabricantes de máquinas e equipamentos de coleta, seleção, triagem, beneficiamento e transformação de materiais recicláveis.

*Empresas que compram matéria prima (material reciclado) com isenção de impostos (IPI)

*Empresas de logística e consultoria

*Bancos, organizações e prefeituras que realizam, promovem ou financiam projetos ligados à coleta seletiva e reciclagem sustentável e solidária.

Visitantes

*Cooperativas, organizações e associações de catadores.

*Indústrias compradoras de matérias-primas advindas da coleta seletiva.

*Toda a sociedade: empresas, poder público, meio acadêmico e comunidade.

Sobre o MNCR

O Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) é uma organização social que organiza, há 10 anos, os catadores de materiais recicláveis no Brasil e demais países da América Latina e Caribe, através da Rede Latino-Americana de Recicladores. Seu objetivo é buscar a valorização da categoria e garantir o protagonismo popular de sua classe, contribuindo para a construção de sociedades justas e sustentáveis.

O MNCR promove a inclusão social e econômica de grupos urbanos desfavorecidos, apostando em relações comerciais mais justas e formas cooperativas de organização, como autogestão e trabalho em rede. Segundo seus organizadores, promover a Expo catadores é muito mais do que buscar o sucesso do evento, o projeto Reviravolta visa promover a criação de dinâmicas inovadoras de transformação social a partir do mercado da reciclagem.

Serviço:

Evento: Expo Catadores 2012

Local: Expo Center Norte – Centro de Exposições e Convenções (Pavilhão Amarelo) – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme – São Paulo – Brasil

Data: 28, 29 e 30 de Novembro de 2012

Horário: A feira de exposições terá visitação gratuita, das 10h às 22h. O encontro de catadores de materiais recicláveis será realizado das 8h às 18h. O seminário acontecerá das 8h às 18h

Realização: Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR)

EcoDebate, 12/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...