quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Organização das Cooperativas Brasileiras ajudará no processo de implantação do Cadastro Ambiental Rural


Um importante parceiro

http://www.mma.gov.br/informma/item/8860-um-importante-parceiro
Paulo de Araújo/ MMA
A ministra entrega o premio para Irinaldo Barreto, da Coopertransc-SP
Organização das Cooperativas Brasileiras ajudará no processo de implantação do Cadastro Ambiental Rural

LUCAS TOLENTINO

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, defendeu a parceria com a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) no processo de implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) dos proprietários de terras no país. O convite ocorreu durante a cerimônia de entrega do 8º Prêmio Cooperativa do Ano, na noite dessa terça-feira (20/11) em Brasília. A iniciativa reconhece projetos que consideram aspectos como o empreendedorismo ao desenvolvimento sustentável.

A parceria entre o Ministério do Meio Ambiente (MMA) e a OCB, segundo Izabella, ajudará a acelerar o processo de regularização das propriedades rurais do Brasil, instalado a partir da aprovação da nova Lei Florestal. "A OCB é fundamental para implantar o CAR e deve priorizar aqueles imóveis que estão produzindo", afirmou.

INCLUSÃO

A aproximação entre as ações de proteção dos recursos naturais e de incentivo à economia é a chave para os avanços social e político do país. "Foi dado um novo sentido ao meio ambiente e à agricultura, que agora caminham juntos. É um caminho novo, de diálogo e inclusão", declarou a ministra. "O Brasil tem uma grande vocação agrícola e ambiental."

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou que as cooperativas têm lugar importante em casos de calamidade e problemas sociais de todas as ordens. "Elas têm um papel fundamental na mitigação das crises de todos os países e funcionam como amortecedores dessas situações", explicou.

A oitava edição do Prêmio Cooperativa do Ano atingiu o recorde de participação, com 212 projetos inscritos, desenvolvidos por 138 cooperativas situadas em 20 estados. O evento teve como mote o tema "Cooperativas constroem um mundo melhor", slogan oficial do Ano Internacional das Cooperativas, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Com a promoção da OCB, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e da revista Globo Rural, o evento premiou as entidades inscritas em sete categorias.

Confira os vencedores:

- Atendimento
Sicredi - Brasil Central

- Benefícios
Coopertransc

- Comunicação e difusão
Sicoob (SC)

- Cooperativa cidadã
Unimed (CE)

- Desenvolvimento sustentável
 Cooperativa Agroindustrial LAR (PR)

- Fidelização
Sicredi (RS)

- Inovação e tecnologia
 Cooparaíso (MG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...