terça-feira, 6 de novembro de 2012

Comissão de Desenvolvimento discute exportação de sucata de ferro



06/11/2012 19:36
http://www2.camara.leg.br/radio/materias/429475.html?timestamp=1352238127270


A possibilidade de o governo impor restrições à exportação de sucata de ferro causou forte divergência entre representantes da indústria de aço e do setor de sucatas durante audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, realizada nesta terça-feira.

Apesar de não haver uma proposta formalizada por parte do governo, a Câmara de Comércio Exterior (Camex), recebeu pedido do Sindicato Nacional do Aço para que o Brasil adote medidas de reciprocidade contra os países que dificultam a exportação de sucata ferrosa.

Essa iniciativa foi duramente criticada pelo diretor de assuntos jurídicos e institucionais do Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço (Inesfa), André de Almeida. Segundo ele, esse argumento é falso, porque os países, não dificultam a exportação, mas incentivam a venda no comércio interno. (Sonora)

A diretora de Assuntos Institucionais e Sustentabilidade do Instituto Aço Brasil, Cristina Yuan, rebateu as declarações do representante do Inesfa e afirmou que a isonomia competitiva é um princípio de justiça comercial. (Sonora)

Já o deputado Miguel Corrêa (PT-MG), um dos parlamentares que pediram a realização da audiência, considera justo o princípio da reciprocidade, mas se disse preocupado com a possibilidade de o governo taxar a exportação de sucata de ferro. (Sonora)

Segundo o setor de sucata de ferro, há 3 mil empresas que dependem dessa atividade no Brasil, que afeta 1 milhão e meio de pessoas.

De Brasília, Rodrigo Bittar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...