quinta-feira, 8 de novembro de 2012

fiscalização do Ibama/DF nas operações realizadas frequentemente no reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá


http://www.ibama.gov.br/publicadas/fiscalizacao-do-ibama-apreende-cerca-de-3-mil-metros-de-redes-do-lago-corumba-iv

Brasília (07/11/2012) - Na semana passada, visando coibir pesca predatória e ocupação irregular, equipes de fiscalização do Ibama/DF intensificaram as operações realizadas frequentemente no reservatório da Usina Hidrelétrica de Corumbá IV. O lago, cujas margens são áreas de preservação permanente, abrange sete municípios limítrofes ao Distrito Federal: Abadiânia, Alexânia, Santo Antônio do Descoberto, Luziânia, Novo Gama, Corumbá de Goiás e Silvânia.



Em quatro dias de atuação ostensiva, foram apreendidas duas retroescavadeiras, dois barcos a motor, um arpão, mais de 50 quilos de pescados (doados a um asilo beneficente da região) e, aproximadamente, 3 mil metros de redes de pesca. "Cinco cidadãos foram flagrados praticando pesca ilegal e, além de autuados, tiveram seus equipamentos recolhidos. Outros conseguiram abandonar o local. Mesmo assim, perderam seus apetrechos", relatou Rodrigo Dutra, chefe da Divisão Técnica do Ibama/DF. "Vale lembrar que a fiscalização continuará e os pescadores devem atentar para a legislação ambiental vigente, em especial, ao período da piracema", completou.

No que tange à ocupação irregular, foram vistoriados 46 locais onde se observou terraplanagem para construção de casas ou abertura de estradas em Área de Preservação Permanente (APP). Constatada a ilegalidade, os proprietários foram devidamente notificados para a apresentação de documentos e licenças ambientais. "Todas as situações irregulares gerarão multas de R$ 5 mil por hectare de APP destruída, além do embargo das atividades", explicou Rodrigo Dutra.

Foram lavrados sete autos de infração, sendo cinco deles a pescadores, que totalizaram R$ 12.800,00 em multas. O crime de ocupação irregular em APP gerou cinco autos de infração e 46 notificações. Estas estão em análise de documentação e cálculo de área, podendo gerar a lavratura de um quantitativo maior de autos de infração. Também foram apreendidos uma capivara e um tatu já abatidos, que foram devidamente incinerados, pois não havia garantia da qualidade da carne para consumo humano.

Ascom Ibama/DF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...