sábado, 10 de novembro de 2012

Meio Ambiente aprova proibição de dióxido de titânio em alimentos


Política
http://www.oreporter.com/Meio-Ambiente-aprova-proibicao-de-dioxido-de-titanio-em-alimentos,8915998970.htm

Redação.. - 10 de novembro de 2012 às 09:22
BRASÍLIA (Agência Câmara) - A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável aprovou na última quarta-feira (7) o Projeto de Lei 1370/11, do deputado Antonio Carlos Mendes Thame (PSDB-SP), que proíbe a utilização de dióxido de titânio em alimentos e cosméticos.

O relator da proposta, deputado Marco Tebaldi (PSDB-SC), acatou a sugestão do deputado licenciado Walter Ihoshi (PSD-SP) e retirou a proibição do uso do componente químico em cosméticos. “Sua aplicação é altamente eficiente para a prevenção de uma doença tão séria quanto o câncer de pele. Especialmente porque habitamos um país tropical, onde a incidência de raios solares é muito forte ao longo de todo o ano”, disse.

O dióxido de titânio é um pigmento branco inorgânico, bastante usado em cosméticos, tintas e corantes de alimentos. Tem uso bastante comum também em bloqueadores solares, em virtude de sua propriedade física de barrar a radiação da luz solar.

Mendes Thame explica que, além da contaminação de mananciais de água por esse composto, há perigos à saúde, principalmente de irritação intestinal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...