sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Ações ecológicas aumentam repasse de ‘ICMS Verde’


Publicado em 1/11/2012, às 19h21

Última atualização em 1/11/2012, às 19h21
Salvador Scofano

Melhor: Secretário de Ambiente de Silva Jardim, Ezequiel Moraes, destaca ações feitas pelo município
Silva Jardim



O município de Silva Jardim lidera mais uma vez o ranking do ICMS Verde no Estado do Rio. A cidade das Baixadas Litorâneas, que também esteve em primeiro lugar em 2011 e 2012, irá garantir em 2013 o maior repasse do imposto por investir na preservação ecológica. A estimativa é que o montante chegue a R$ 8,6 milhões. Da região, ocuparam lugar de destaque Rio Claro e Angra dos Reis. Cachoeiras de Macacu e Miguel Pereira, respectivamente, são os outros municípios que ocuparam as melhores colocações na avaliação, promovida Secretaria do Ambiente e pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea).

Para o secretário de Ambiente de Silva Jardim, Ezequiel Moraes, estar no primeiro lugar do ranking pela terceira vez confirma um trabalho de longo prazo:
- Estamos colhendo os frutos das nossas ações. O recurso do ICMS Verde é bastante significativo para a nossa cidade - afirmou Moraes.

Com 17 Reservas Particulares do Patrimônio Natural, maior número do Brasil, Silva Jardim abarca em seu território também a Reserva Biológica de Poço das Antas, parte do Parque Estadual dos Três Picos e a APA da Bacia de São João, que abrange 92% da cidade. A maior parcela de recursos obtida pela prefeitura vem do quesito Unidades de Conservação.

Entre as surpresas do ranking está Três Rios, que deu o maior salto no comparativo com a avaliação de 2012: passou da 76ª colocação para a 37ª. Miguel Pereira, que no ano passado estava em 15º lugar, alcançou a quarta posição no ranking de 2013. A cidade tem dado atenção especial a ações de coleta seletiva.

Investimentos recompensados

Criado em 2007, o ICMS Verde tem dois objetivos principais: ressarcir os municípios pela restrição ao uso dos territórios e recompensar os investimentos ambientais.

Os fatores que entram no cálculo levam em consideração o que cada cidade investiu em unidades de conservação, tratamento de esgoto, mananciais de abastecimento, destinação do lixo e remediação de lixões. O ranking de 2013 deve ser publicado ainda este mês no Diário Oficial.

- Cuidar do meio ambiente passou a ser um bom ativo para o município - disse o subsecretário executivo da Secretaria do Ambiente, Luiz Firmino.



Leia mais: http://diariodovale.uol.com.br/noticias/0,65113,Acoes-ecologicas-aumentam-repasse-de-%E2%80%98ICMS-Verde%E2%80%99.html#ixzz2B5IaOBX4

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...