terça-feira, 6 de novembro de 2012

Seminário discute a comercialização de frutas nativas da Mata Atlântica



Proposta é promover produtos no mercado consumidor e estudar a inclusão dessas espécies na recuperação do bioma
por Globo Rural On-line
http://revistagloborural.globo.com/Revista/Common/0,,EMI323008-18532,00.html

O caju é uma das frutas nativas da Mata Atlântica mais populares no país
Na próxima quinta-feira (8/11) a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) e o Instituto Florestal da Secretaria de Estado do Meio Ambiente realizarão um seminário para discutir o comércio de frutas nativas da Mata Atlântica. Intitulado “Frutas da Mata Atlântica - O Sabor da Diversidade”, o encontro ocorre na sede do próprio Instituto Florestal, em São Paulo.


A ideia, segundo os organizadores, é promover as frutas da Mata Atlântica no mercado consumidor e estudar a inclusão dessas espécies na recuperação do bioma, visando retorno econômico. Apesar de muitas serem conhecidas, como é o caso da jabuticaba e do caju, muitas outras ainda não são. Vários especialistas já confirmaram presença, com destaque para Clayton Lino, presidente do Conselho Nacional da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica; Márcia Marques, pesquisadora do Instituto Agronômico de Campinas; Douglas Bello, empreendedor de agronegócios e Natalia Ivanauskas, pesquisadora científica do Instituto Florestal.

Degustação
Durante o evento, pequenos produtores, produtores industriais e colecionadores de espécies frutíferas também farão apresentações sobre seus trabalhos desenvolvidos. Junto com o seminário, haverá barracas de diversas comunidades produtoras de frutas para degustação, distribuição de mudas e sementes frutíferas, nativas da Mata Atlântica.

A Mata Atlântica é considerada o segundo bioma mais ameaçado de extinção do Planeta (só as florestas de Madagascar estão mais ameaçadas), possuindo índice altíssimo de biodiversidade - um dos maiores do mundo. É considerada um Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e abrange total ou parcialmente 17 Estados brasileiros e mais de 3 mil municípios. Pesquisas apontam que apenas 7,84% de sua área original está preservada. É a floresta mais rica do mundo em diversidade de árvores, com muitas espécies ameaçadas de extinção e abriga 1,6 milhão de espécies de animais, incluindo os insetos.

Serviço
Seminário "Frutas da Mata Atlântica - O Sabor da Diversidade”
Data: 08/11/2012 (quinta-feira)
Horário: 9h às 17h
Local: Sede do Instituto Florestal – Parque Estadual Alberto Löfgren (Horto Florestal)
O acesso ao local do evento será pela Rua Luiz Carlos Gentile de Laet, 553
Público alvo: Agentes públicos, pesquisadores, estudantes, comunidades e produtores rurais, indústrias alimentícias, público consumidor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...