quinta-feira, 27 de setembro de 2012

BPA intensifica operações e recupera 108 animais silvestres em uma semana

http://anda.jor.br/27/09/2012/bpa-intensifica-operacoes-e-recupera-108-animais-silvestres-em-uma-semana



27 de setembro de 2012 às 8:00

Em menos de uma semana, o Batalhão de Polícia Ambiental (BPAmb) recuperou 108 animais silvestres que eram mantidos em cativeiro. A última apreensão aconteceu na terça-feira (25), quando uma operação deflagrada na Grande João Pessoa apreendeu 33 pássaros nos bairros de Mandacaru (12) e Mangabeira (21), sendo três deles (dois curiós e um pintassilgo) de espécies ameaçadas de extinção
Segundo o sub-comandante do BPAmb, major Oscar Beuttenmüller, neste mês a corporação intensificou as fiscalizações em feiras livres e em localidades particulares situadas nas proximidades de áreas de Mata Atlântica, a fim de combater ostensivamente o tráfico e a criação desses animais.
No último fim de semana, em diversos bairros da Grande João Pessoa foram apreendidos 75 animais silvestres e lavrados dois autos de infração. “Com essas ações constantes temos percebido a diminuição do comércio de animais silvestres, sobretudo de aves”, comentou o major, ao enfatizar que o policiamento está trabalhando para estender as operações contínuas para todo o Estado.
Ainda conforme o major Oscar Beuttenmüller, muitas pessoas capturam as aves silvestres para criação (sem a devida licença do órgão competente) como animal doméstico, o que é proibido por lei. O delito acarreta multa de R$ 500 por animal, podendo chegar a R$ 5 mil se o bicho estiver sob ameaça de extinção. A legislação ambiental também prevê detenção que pode chegar a um ano, a depender da ocorrência.
“Estamos encontrando dificuldades para prender os infratores porque eles deixam até crianças de vigias e, quando as viaturas chegam, eles fogem e abandonam as gaiolas”, completou o sub-comandante do BPAmb.
Fonte: PB Agora

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...