terça-feira, 18 de setembro de 2012

Grandes nomes se reúnem em Belém para falar de sustentabilidade


http://www.imazon.org.br/publicacoes/outros/grandes-nomes-se-reunem-em-belem-para-falar-de-sustentabilidade

Miriam Leitão, Sônia Bridi, Ricardo Abramovay, Sérgio Abranches e Sérgio Besserman. Estes são os convidados para um bate-papo que vai acontecer no próximo dia 22 dentro da XVI Feira Pan Amazônica do Livro em Belém. Desenvolvimento sustentável, economia verde e mudanças climáticas são alguns dos temas a serem tratados durante essa série de conversas que será mediada por Beto Veríssimo, pesquisador sênior e co-fundador do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

O bate-papo “Literatura & Sustentabilidade”, apenas para convidados, reunirá lideranças do setor ambiental, social e político além de empresários, intelectuais, jornalistas, artistas, ONGs e estudantes. Os cinco autores têm forte ligação com a temática ambiental e estarão lançando livros em Belém e realizando sessão de autógrafo durante o evento.




Míriam Leitão, jornalista de economia e negócios da Rede Globo e do Jornal o Globo, é autora do da obra "Saga Brasileira” pela Editora Record. O livro aborda a história recente da economia brasileira indo da hiperinflação ao plano Real. A estabilização da economia permitiu ao Brasil começar a tratar as questões de longo prazo como educação de qualidade e sustentabilidade.

Sônia Bridi é jornalista e repórter da Rede Globo. Foi correspondente da TV Globo em Londres, Nova Iorque, Pequim e Paris. Sônia Bridi tem atuado também como repórter especial do Fantástico. Em 2012 lançou o livro “Diário do Clima” pela Editora Globo, com relatos das viagens que resultaram na série de grande sucesso exibida no Fantástico, “Terra, que tempo é esse?”. “Na série, investigamos os impactos das mudanças climáticas onde elas já são visíveis no mundo todo. Os relatos trazem emoção, pois emoção também é informação. Se excluirmos isso, o relato é incompleto”, explica Bridi.

O sociólogo Ricardo Abramovay, professor titular da USP, pesquisador da FAPESP, é autor do livro “Muito Além da Economia Verde” lançado em 2012 na Rio + 20 pela Planeta Sustentável/Abril. Abramovay defende que para migrar para um modelo eficiente de desenvolvimento sustentável é preciso ir muito além da economia verde. “Todos sabem que estamos muito aquém dessa economia e, apesar disso, o livro propõe ir além desse conceito, rumo a uma realidade totalmente diferente. Não se trata de uma economia verde com penduricalhos. É um novo conceito, em que a questão central é colocar o pé no freio. Será que vai dar tempo de fazermos menos?”, questiona o sociólogo.

Sérgio Abranches, cientista Político e comentarista da rádio CBN, é autor do livro “Copenhague Antes e Depois” pela Editora Record. O livro resume e analisa os fatos e os bastidores da cúpula global sobre o clima de 2009 em Copenhague (Dinamarca), durante a 15a Conferência das Partes da Convenção do Clima, a COP15.

Sérgio Besserman é Presidente do Câmara Técnica de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e professor de Economia da PUC-RJ. Ele também  é comentarista do Bom Dia Rio da TV Globo. Besserman foi também diretor de planejamento do BNDES e Presidente do IBGE e do Grupo de Trabalho da Prefeitura do Rio de janeiro para a Rio + 20.

Para Beto Veríssimo, mediador do evento, o bate-papo é uma oportunidade ímpar, pois reúne um grupo seleto de autores com foco na temática de mudanças climáticas e economia verde. “O Brasil finalmente está começando a publicar bons livros sobre mudanças climáticas e sustentabilidade seguindo o passo da Europa e Estados Unidos, onde tanto acadêmicos como jornalistas  têm publicado muito sobre o tema”.

“Literatura & Sustentabilidade” tem patrocínio de Fundação Vale e apoio do Governo do Estado do Pará - Secretária de Cultura (SECULT) e XVI  Feira Pan Amazônica do Livro. Convites podem ser solicitados pelo e-mail imazon@imazon.org.br.



SERVIÇO

Data: 22 de setembro de 2012

Local: Auditório do Hangar Centro de Convenções da Amazônia

Horário: 10:30 às 12:30 – 15 às 19:00



PARA INTERESSADOS, CONVITES AINDA ESTÃO DISPONÍVEIS PELO EMAIL IMAZON@IMAZON.ORG.BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...