terça-feira, 18 de setembro de 2012

Petrobras obtém licença para porto de acesso ao Comperj


Decisão pode ajudar estatal a superar as dificuldades de transporte dos equipamentos que vão compor o complexo, um de seus maiores projetos
http://veja.abril.com.br/noticia/economia/petrobras-consegue-licenca-para-porto-de-acesso-ao-comperj?utm_source=redesabril_veja&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_veja&utm_content=feed&

Minc divulgou nesta terça-feira concessão de licença à Petrobras (Sergio Moraes/Reuters)

A Petrobras conseguiu do governo fluminense o aval para levar adiante um plano que poderá ser sua única alternativa para levar equipamentos pesados ao Complexo Petroquímico do Sudeste (Comperj) – um de seus maiores projetos atualmente.

O secretário de Meio Ambiente do Estado do Rio de Janeiro, Carlos Minc, afirmou durante evento nesta terça-feira que a estatal recebeu licença de instalação para o Porto de São Gonçalo, o que permitirá que equipamentos pesados sejam levados até uma estrada de acesso ao local onde está sendo erguido o Comperj.

A estatal está com dificuldades para transportar equipamentos porque as rodovias locais não suportam seu peso. O entrave ocorre há mais de um ano: em agosto do ano passado, o primeiro de quatro reatores que produzirão diesel no Comperj ficou preso no porto do Rio, pelo problema de logística. Os reatores, fabricados na Itália, pesam mil toneladas.

Hidrovia – Outra alternativa sugerida pela estatal seria levar os equipamentos por meio de uma hidrovia, por balsa, em um dos rios que desembocam na Baía de Guanabara. O problema é que a região para o transporte faz parte de uma Área de Preservação Ambiental (APA) e precisa, portanto, de autorização do governo federal.

"Como demora para fazer o porto, eles queriam passar pelo rio que é dentro de APA ambiental. Tem que ter autorização do ICM-Bio... Enquanto o ICM-Bio não der essa licença, nós nem vamos olhar para isso", afirmou Minc, após participar de evento na sede da empresa.

Emissários – O secretário também defendeu outro ponto controverso da construção do complexo petroquímico: a instalação de um emissário para despejar efluentes e resíduos da refinaria em alto mar, na praia de Maricá.

Minc destacou que a licença para o emissário, concedida há pouco mais de um mês, impôs algumas condicionantes fundamentais à Petrobras. O duto terá de ser prolongado em dois quilômetros – o dobro do tamanho do que queria a estatal – e terá de lançar resíduos com tratamento de efluentes dez vezes mais rigoroso que o padrão normal estabelecido pelas autoridades.

"Por causa da licença original, de 2008, exigindo que a Petrobras não lançasse nenhum litro de óleo ou resíduo na Baía de Guanabara  – e como todos os rios próximos desaguam na baía –, a Petrobras terá que gastar mais de 100 milhões de reais para preparar um duto para lançar em alto mar", explicou.

O diretor Corporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra, demonstrou satisfação com a decisão do governo. "É bom para o meio ambiente, para o estado, para todo mundo", disse, no mesmo evento.


(com agência Reuters)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...