segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Curso de Documentação Fotográfica aplicada à Botânica


Curso de Documentação
Fotográfica aplicada à Botânica

Informações e inscrições http://bocaina.bio.br/


Público alvo

Profissionais e estudantes de áreas relacionadas às Ciências Ambientais (Biólogos, Engenheiros Florestais, Engenheiros Ambientais, Ecólogos, Agrônomos, Geógrafos), interessados em Botânica e documentação científica, fotógrafos em geral.
Carga horária: 16 horas Vagas: 18 Inscrições: De 27/08 a 26/09/12

Local

Brumal e RPPN Santuário do Caraça
Santa Bárbara, MG
Professores

Flávio Gontijo (Biólogo e Fotógrafo)
Dr. Pedro Viana (Botânico)
Apresentação

A fotografia teve, em seu surgimento, um grande papel documental, concebida como instrumento fiel de registro e reprodução da realidade. Difusora de informações, a fotografia sempre foi o testemunho do viajante, um elemento que leva consigo uma gama de informações agregadas.
Esta característica pode ser amplamente explorada para compor o conhecimento botânico, bem como para suprir um requisito fundamental de todo estudo biológico: documentação de qualidade. Na documentação científica e em estudos ambientais, a fotografia pode auxiliar na identificação taxonômica de plantas, assim como fornecer dados sobre a ocorrência das mesmas. Com este potencial em mãos, e o amplo acesso às vias de informação, torna-se necessário o aprimoramento de técnicas, o desenvolvimento da percepção e do olhar objetivo da fotografia sobre o tema abordado, visando a um ganho real na qualidade da documentação fotográfica em Botânica.
Objetivo

Desenvolver a percepção, a observação e o registro de imagens fotográficas em ambientes naturais, apurando o olhar fotográfico aplicado à Botânica, através de técnicas e exercícios específicos, explorando os recursos do equipamento. Apresentar noções básicas de morfologia vegetal, com ênfase em caracteres de utilidade taxonômica.
Oferecer conceitos artísticos de composição juntamente com aspectos técnicos da fotografia de natureza e documental. Desenvolver o olhar crítico sobre os materiais fotográficos de outros autores e também o produzido na saída de campo.
Conteúdo programático

Histórico e importância da fotografia de natureza e documental;Princípios básicos de fotografia digital: fotometria, abertura de diafragma, velocidade de obturador, tempo de exposição, ISO;Equipamentos fotográficos adequados para a fotografia de natureza;Princípios da Fotografia documental;Fotografia de Plantas: o olhar botânico, perspectiva, regras de composição, planos de fundo;Macrofotografia: técnica e iluminação;Noções de morfologia vegetal, com ênfase em caracteres de utilidade taxonômica;Confecção de pranchas fotográficas: softwares, princípios de padrões estéticos, uso de escalas, caracteres morfológicos.
Pré-requisitos

O participante deverá portar câmera fotográfica digital própria e conhecimento básico de manuseio da mesma.
Ainda que as atividades práticas sejam leves e não exijam muito esforço físico, é desejável um mínimo de preparo e experiência em situações de vida ao ar livre.
Cronograma

O curso divide-se em um módulo teórico, a ser realizado no sábado (29/09), em Brumal (distrito de Santa Bárbara, MG); e um módulo prático, a ser realizado no domingo (30/09), na RPPN Santuário do Caraça, totalizando 16 horas-aula.

Primeiro dia: Módulo Teórico

7h | Saída do Terminal Turístico JK – Belo Horizonte, MG
9h | Recepção dos participantes
9h30 | Café da manhã
10h | Morfologia Vegetal por trás das lentes - Dr. Pedro Viana
13h | Almoço
14h | Princípios básicos de fotografia digital - Flávio Gontijo
16h | Cafezinho
16h15 | Fotografia de plantas: o olhar botânico - Flávio Gontijo
17h30 | Teoria em Prática – Flávio Gontijo e Dr. Pedro Viana
19h | Cafezinho
19h15 | Análise das fotos e esclarecimento de dúvidas - Flávio Gontijo e Dr. Pedro Viana
20h30 | Jantar


Segundo dia: Módulo Prático

6h30 | Café da manhã
8h | Chegada à RPPN Santuário do Caraça: Prática em campo
13h30 | Retorno para Brumal
14h | Almoço
15h | Análise de fotos
18h | Encerramento do Curso e Retorno
20h | Chegada prevista no Terminal Turístico JK – Belo Horizonte, MG
Observação

Reservamo-nos o direito de alterar os horários e/ou o roteiro da excursão, sem, contudo, prejudicar o conteúdo programático e o número de dias determinados para cada roteiro, a fim de garantir a prestação dos serviços da melhor forma possível.
Alojamento

Os alunos pernoitarão em Brumal, tradicional distrito do município de Santa Bárbara, em uma chácara tombada pelo Patrimônio Histórico, localizada nas proximidades da Reserva. A chácara disponibilizará 15 camas distribuídas em seis quartos; uma área de camping com capacidade para 20 barracas de três lugares; cinco banheiros; uma cozinha; e espaço de convivência.
Investimento

Profissionais: R$ 345,00
Estudantes(1): R$ 300,00

(1) Estudantes devem enviar cópia de comprovante de matrícula atual expedido por instituição de ensino reconhecida pelo MEC, juntamente com o comprovante de pagamento do curso, para o email contato@bocaina.bio.br
Benefícios

Alimentação conforme cronogramaSeguro de Vida e Acidentes Pessoais EcotripEquipamento de Proteção Individual em campoAlojamento em chácara tombada pelo Patrimônio HistóricoTraslado (Belo Horizonte – Brumal – RPPN Santuário do Caraça – Brumal – Belo Horizonte)
Garanta sua vaga

As inscrições estão abertas até o dia 26/09/12, e as vagas são limitadas.
Para participar, preencha o formulário abaixo, e deposite o valor correspondente na conta:

CAIXA
Ag. 2923
Op. 003
CC. 1651-7
Bocaina Ciências Naturais & Educação Ambiental Ltda-Me
CNPJ: 15.649.047/0001-58

Envie o comprovante do pagamento dentro de até 2 (dois) dias após o envio do formulário de inscrição para contato@bocaina.bio.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...