segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Estão abertas as inscrições para o VIII Recicle CEMPRE - Seminário de Resíduos


via http://rmai.com.br/v4/Read/1367/estao-abertas-as-inscricoes-para-o-viii-recicle-cempre-seminario-de-residuos.aspx

O VIII Seminário de Resíduos - Recicle CEMPRE é uma iniciativa do CEMPRE - Compromisso Empresarial para a Reciclagem que tem como objetivo apresentar as diversas iniciativas, de diferentes setores, que promovem e incentivam o gerenciamento integrado dos resíduos sólidos, a reciclagem e a educação ambiental.

Dando continuidade aos trabalhos iniciados em 2011, quando o enfoque principal do seminário foi a Política Nacional de Resíduos Sólidos, durante o qual foram mostrados os seus desafios e as ações empresariais e institucionais efetivadas para a sua consolidação, este ano, em sua oitava edição, as palestras do Recicle CEMPRE irão abordar as ações em prol da PNRS na prática, com a apresentação de cases desenvolvidos pelo setor empresarial, ações para a gestão de embalagens pós-consumo e iniciativas bem-sucedidas entre prefeituras e cooperativas de catadores.

O VIII Recicle CEMPRE acontece nos dias 6, 7 e 8 de novembro de 2012, em paralelo a XIV FIMAI/SIMAI - Feira e Seminário Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade, cujos objetivos são o de promover a sinergia entre as empresas e profissionais do setor e proporcionar uma maior visibilidade no mercado ambiental, tanto nacional, quanto internacional.

Confira abaixo a programação preliminar. Até dia 30 de setembro as inscrições contam com desconto de 20%

VIII Seminário de Resíduos - Recicle CEMPRE
Reciclando nosso compromisso com o Meio Ambiente!
Programa Preliminar - v1

Dia 06 de novembro de 2012 (Terça-feira)
09h00 - 09h30 - Recepção e Welcome Coffee
09h30 - 10h00 - Abertura Oficial
10h00 - 12h30 - Painel: PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos - A Lei na Prática
Palestrantes:
Victor Bicca - Presidente do CEMPRE
Izabella Teixeira - Ministra do Meio Ambiente (a confirmar)
Arnaldo Jardim - Deputado Federal, Relator da PNRS - Política Nacional de Resíduos Sólidos
Roberto Laureano - Presidente do MNCR ? Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis

12h00 - 12h30 - Debates
12h30 - 14h00 - Almoço
14h00 - Painel: Ações empresariais em conformidade com a PNRS e a Responsabilidade Compartilhada
Palestra: A Experiência da Ambev
Palestrante: Ricardo Rolim - Diretor de Relações Socioambientais da Ambev
Palestra: A experiência do Grupo Pão de Açúcar
Palestrante: a confirmar
Palestra: A Experiência da Unilever
Palestrante: a confirmar
Palestra: A Experiência da Tetra Pak
Palestrante: Fernando von Zuben - Diretor de Meio Ambiente da Tetra Pak
16h00 - Coffee Break
Palestra: A Experiência do Walmart
Palestrante: a confirmar
Palestra: A Experiência da Owens Illinois Projeto "Glass is Good"
Palestrante: a confirmar

17h30 - Debates
18h00 - Encerramento

Dia 07 de Novembro de 2012 (Quarta-feira)
09h00 - Painel: Implantação da PNRS: ações e parcerias bem-sucedidas entre prefeituras, empresas, cidadãos e catadores
A experiência das Prefeituras
Palestra: A experiência do Município de Linhares com o "Projeto CRIAR"
Palestrante: Lucas Scaramussa - Possui graduação em Direito pelo Centro Universitário do Espírito Santo (2003). Pós-graduado em Direito Penal e Direito Processual Penal. Atualmente é professor da Faculdade Pitágoras Unidade Linhares, Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Prefeitura Municipal de Linhares, ES, membro da Comissão de Avaliação do Plano Diretor da Prefeitura Municipal de Linhares, membro da Comissão de Avaliação de Incentivo Fiscal da Prefeitura Municipal de Linhares, procurador do Conselho de recursos fiscais da Prefeitura Municipal de Linhares, secretário da presidência do Conselho Gestor da Agenda 21 do Município de Linhares, presidente do Conselho de Meio Ambiente do Município de Linhares, membro do Conselho da Flona Goytacazes e advogado militante. Atuou como Coordenador do Curso de Direito e membro do Conselho de Pesquisa e Extensão da UNILINHARES, professor do Instituto Vale do Cricaré, professor - Faculdades Integradas de Ensino Superior Linhares, sub-procurador geral do Município de Linhares e procurador ambientalista.

Palestra: Experiência do Programa Municipal de Coleta Seletiva em parceria com a Cooperlagos - São José do Rio Preto
Palestrante: Helena Maria Carvalho - Catadora / Presidente da Cooperlagos - Cooperada há 6 (seis) anos em seu segundo mandato como Presidente.
10h00 - Coffee Break
Palestra: A experiência de Juazeiro do Norte/CE - Associação do Engenho do Lixo
Palestrante: Paulo Sérgio Garcia de Souza - Aposentado da UFC - Universidade Federal do Ceará, fomentador na organização dos catadores e coleta seletiva nas cidades de Araripe, Campo Sales, Santa do Cariri, Nova Olinda, Crato e Juazeiro do Norte, todos na região do Cariri, Ceará, de 2003 até 2012. Vice-presidente da Associação dos Agentes Recicladores de Nova Olinda; consultor da Prefeitura de Exu, Pernambuco; consultor da empresa Arplast Plásticos; consultor da Cooperativa Comovida, de Maracanaú à convite do Grupo Gerdau; consultor ad hoc da Universidade Federal do Ceará; consultor do Consórcio do Aterro Sanitário da região do Cariri; palestrante do Recicle Cempre nos anos de 2005, 2007 e 2008; participação na Rio+20 na Cúpula dos Povos; entre os prêmios recebidos destacam-se o 3º lugar no Prêmio Ambev de Reciclagem em 2003; menção honrosa no Prêmio Cempre de Coleta Seletiva, categoria Comunidade em 2004; vencedor do Prêmio da Abipet - Associação Brasileira da Indústria de PET, em 2007; e vencedor do Prêmio Cempre, categoria Cooperativa de Catadores (região Nordeste).
Palestra: Da exclusão à cooperação - A experiência da Cooperativa de Trabalho dos catadores de material reaproveitável de Rio Claro/SP - "Cooperviva"
Palestrante: Valdemir dos Santos Lima - É formado em Tecnologia em Gestão e Saneamento Ambiental pelo "Centro Universitário Hermínio Ometto" UNIARARAS - Araras; tem pós-graduação no PPGEU - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana, da UFScar - Universidade Federal de São Carlos - SP; mestrando na Linha de pesquisa "Gestão de Pessoas em Sistemas de Saneamento: O Estudo da Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro - COOPERVIVA", com início em fevereiro 2011; especialização em Resíduos Sólidos, pelo IGCE - Instituto de Geociências e Ciências Exatas, pela UNESP - Rio Claro com o Projeto desenvolvido: "Economia Solidária e Conscientização Ambiental: O Exemplo da Cooperativa de Catadores de Material Reaproveitável de Rio Claro-SP". É coordenador e pesquisador de ações voltadas a gestão de resíduos sólidos urbanos na Prefeitura Municipal de Rio Claro - Secretaria Municipal de Ação Social/IGCE UNESP - com o "Projeto Mapeando Papéis Sociais e bem como Diagnóstico e Desenvolvimento de Políticas Públicas em Economia Solidária em Rio Claro-SP"; coordenador do Programa de Economia Solidária/Educador Ambiental da Prefeitura Municipal de Rio Claro - Secretaria Municipal de Ação Social - Programa de Economia Solidária; e docente do Curso de Tapeçaria e Modelagem - Meio Ambiente e Cidadania do SENAI - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial.
Palestra: A experiência de Porto Alegre/RS - DMLU
Palestrante: Jairo Armando - Diretor da Divisão de Apoio Operacional do DMLU - Departamento Municipal de Limpeza Urbana do Município de Porto Alegre. Bacharel em Direito, Diretor da Divisão de Projetos Sociais, Reaproveitamento e reciclagem e Diretor da Divisão de Apoio Operacional do Departamento Municipal de Limpeza Urbana do Município de Porto Alegre. Especialista em gestão de resíduos; coleta, transporte e disposição de resíduos recicláveis. Coordenou a Reestruturação do novo Sistema de Coleta Seletiva do Município de Porto Alegre, otimizando Rotas de Coleta, que resulta em menor custo e tempo de coleta. Atua na elaboração de planos de gestão integrada de resíduos, desenvolvimento de Projetos de Sustentabilidade, dimensionamento e organização de centrais de reciclagem e compostagem, treinamento de educadores para o trabalho de Educação Ambiental, planejamento Estratégico social, econômico e ambiental.
Palestra: Banco do Brasil (Projeto Reviva São Paulo)
Palestrante: Rodrigo Santos Nogueira - Bacharel em Economia pela Universidade de Itaúna, com MBA em Formação Geral "Altos Executivos BB", Pós-graduação em Finanças - "Altos Executivos BB", Administração Financeira e Gestão Financeira para Bancos. Ingressou no Banco do Brasil em abril de 1982 como Menor Auxiliar de Serviços Gerais, cidade de Itaúna - MG, até janeiro de 1986; retornou ao Banco do Brasil em setembro de 1987, na carreira administrativa, tendo ocupado diversos cargos de administração em agência - Gerente de Agência em Belo Horizonte - MG, Superintendência - Gerente de Divisão e Gerente de Administração; Gerente Executivo da Diretoria de Distribuição - DF e Superintendente Estadual no Rio Grande do Norte e na Bahia. Atualmente, é Gerente Geral da Unidade Desenvolvimento Sustentável - DF.

12h00 - 12h30 - Debates
12h30 - 14h00 - Almoço
14h00 - Painel: Política Nacional de Resíduos Sólidos - Responsabilidade Compartilhada entre prefeituras, empresas, cidadãos e catadores
A Experiência das Cooperativas de Catadores
Palestra: Desenvolvimento de carrinhos para catadores - melhorando resistência, ergonomia, segurança no trânsito e com capacidade de coleta de óleo de fritura
Palestrante: Delaine Romano - Formada em Comunicação Visual pela Faculdade de Artes Plásticas da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) e coordenadora do Fórum Lixo e Cidadania do Estado de São Paulo, secretariado pela ABES-SP.
Palestra: A experiência da Fecam - Federação Catarinense de Municípios na formação de Consórcios
Palestrante: André Miquelante - Representante da Fecam - Federação Catarinense de Municípios

16h00 - Coffee break
Palestra: A experiência da Coopermiti em prol da reciclagem de eletroeletrônicos
Palestrante: Alex Luiz Pereira - Formado em Eletrônica e Ciência da Computação. Diretor Presidente da Prolink do Brasil, empresa que atua no ramo da informática, e Diretor Presidente da Coopermiti - Cooperativa de Reciclagem de e-lixo.

17h30 - Debates
18h00 - Encerramento

Dia 8 de novembro de 2012 (Quinta-feira)
09h00 - Painel: Reciclagem de embalagens pós-consumo - tendências e oportunidades
Palestra: Reciclagem de Plásticos
Palestrante: Representante da ABIPLAST
Palestra: Reciclagem de Alumínio
Palestrante: Renault de Freitas Castro - Economista formado pela Universidade de Brasília, com MBA em Direito Econômico pela FGV e mestrado (M. Sc.) pela Universidade de Oxford, Inglaterra. Trabalhou no setor público de 1976 a 1998 e ocupou diversos cargos relevantes na área econômica do Governo Federal, dentre os quais o de Diretor do Departamento Nacional do Café; de Subsecretário de Preços e Tarifas Públicas e Secretário-Geral Adjunto do Ministério da Fazenda. Foi Conselheiro do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) de 1996 a 1998, ano em que deixou o setor público para dedicar-se à prestação de serviços de consultoria econômica até fevereiro de 2006, quando assumiu a Diretoria Executiva da Abralatas, em Brasília-DF.
10h00 - Coffe break
Palestra: Reciclagem de Papel e Papelão
Palestrante: Pedro Vilas Boas - Diretor da Área de Produtos e Reciclagem da BRACELPA - Associação Brasileira de Celulose e Papel
Palestra: Reciclagem de PET
Palestrante: Auri Marçon - Presidente da ABIPET - Associação Brasileira da Indústria de PET
12h00 - 12h30 - Debates
12h30 - 14h00 - Almoço
14h00 - Painel: Reciclagem de embalagens pós-consumo - tendências e oportunidades
Palestra: Reciclagem de Aço
Palestrante: Thaís Fagury - Gerente Executiva da ABEAÇO - Associação Brasileira de Embalagem do Aço

16h00 - 16h30 - Coffee Break
18h00 - Solenidade de Encerramento

Informações importantes:
- Local: Centro de Convenções do Pavilhão Azul do Expo Center Norte - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, em paralelo à XIV FIMAI - Feira Internacional de Meio Ambiente Industrial e Sustentabilidade (www.fimai.com.br). SP

- Dias 6, 7 e 8 de novembro de 2012. O horário é das 09h00 às 18h00, com carga horária aproximada de 24 horas.

- Os benefícios do investimento incluem: certificado de participação on-line, acesso ao link eletrônico com as palestras no site da FIMAI, ecobag e coffee break.

- Até dia 30 de setembro todas as inscrições têm desconto especial de 20%.
- Concedemos desconto de 20% para assinantes da Revista Meio Ambiente Industrial (www.rmai.com.br) e para mais de uma pessoa da mesma empresa.
- Os congressistas contam com transporte gratuito na Estação Tietê do Metrô.
- Mais informações e inscrições: e-mail eventos@rmai.com.br / ou telefones (11) 3917-2878 / 0800 77 01 449.
Consulte descontos especiais para assinantes da RMAI, estudantes e grupos de empresas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...