terça-feira, 18 de setembro de 2012

Seminário Internacional discute direitos na cidade


https://phpsistemas.cpd.ufv.br/ccs_noticias/scripts/exibeNoticia.php?codNot=17292&link=portal


Quais são os direitos e soluções de problemas para quem vive nas cidades? Esse é um dos enfoques do I Seminário Internacional “Cidade e alteridade: convivência multicultural e justiça urbana”, que vai reunir pesquisadores brasileiros e portugueses de diferentes áreas do conhecimento sobre o espaço urbano e as pessoas que nele vivem. O evento será realizado de 25 a 28 deste mês, no auditório Maximum Alberto Deodato, na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Trata-se de iniciativa interinstitucional da UFMG e do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-Coimbra), em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade de Itaúna e o Ministério Público de Minas Gerais.

O Seminário pretende divulgar e problematizar os resultados parciais da pesquisa Binacional, realizada pelo Grupo de Pesquisa de mesmo nome, a qual conta com a coordenação geral da Professora Doutora Miracy Barbosa de Sousa Gustin (UFMG) e do Professor Doutor Boaventura de Sousa Santos (CES-Coimbra).

O contexto atual exige criatividade, capacidade política, mobilização social e empenho crítico-científico, sobretudo ao se constatar que as cidades vão muito além daquilo que o planejamento urbano e a gestão pública preveem, integrando diversos movimentos sociais, entidades representativas de classes, com suas formas variadas de pensar, agir, sentir e de se relacionar. Por isso, estará em discussão no evento a busca da efetivação do direito às cidades.

Para Rennan Mafra, professor da UFV e um dos pesquisadores do Cidade e Alteridade, o Seminário representa “uma possibilidade rica de diálogo entre academia, instituições públicas e diferentes movimentos e cidadãos”. Rennan Mafra é coordenador de um dos subeixos do projeto e sua pesquisa busca problematizar como moradores de comunidades rurais se relacionam com as cidades, sob o ponto de vista do acesso formal a políticas públicas e, em especial, sob o aspecto da convivência desses moradores no espaço público – são reconhecidos ou sofrem preconceitos e restrições?



Inscrições
As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 20 com preço promocional ou no local do evento. Podem participar estudantes de graduação, professores, representantes de movimentos culturais ou sociais e qualquer pessoa interessada no assunto. Basta acessar http://cidadealteridade.com.br para fazer a inscrição, conferir a programação e saber detalhes sobre o Seminário.

Mais informações: Fernanda de Lazari Cardoso (31 8826-1341); Juliano Napoleão Barros (31 8458-3318), coordenadores executivos do evento; e prof. Rennan Mafra (31 8492-6881), coordenador da pesquisa em Viçosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...