sexta-feira, 14 de setembro de 2012

publicações Equipe de Conservação da Amazônia - ACT Brasil


http://www.equipe.org.br/publicacoes_dentro.php?tipoid=1
Publicações

O trabalho com as comunidades deve caminhar lado a lado com a conservação do meio ambiente. Isso para que esses povos possam lidar com a sociedade envolvente na defesa de seus direitos territoriais, políticos e culturais. A Equipe de Conservação da Amazônia - ACT Brasil - criou um programa de publicações que inclui a divulgação de experiências de campo, narrativas e contos tradicionais, publicação de dados e estatísticas e materiais que contribuam com a defesa dos direitos indígenas e conservação do meio ambiente.

disponível em:


ACT Brasil 5 anos (português/inglês)

A ACT Brasil surgiu há cinco anos com a intenção de unir conhecimento tradicional às técnicas ocidentais de proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável das terras indígenas nas quais trabalha, garantindo o repasse de informações culturais entre as gerações. As preocupações que movem todo o trabalho da ACT Brasil estão centradas em projetos de valorização cultural e conservação ambiental. 

Faça o download




Anuário 2008/ 2009

Resumo das atividades e ações realizadas pela Equipe de Conservação da Amazônia - ACT Brasil nos anos de 2008 e 2009 . Apresenta também o saldo e gastos financeiros no período.

Faça o download




Carbono Surui

As novas tendências de valoração econômica dos recursos naturais, com o intuito de manter a floresta em pé para a produção de serviços ambientais, são alguns dos principais motivos que levaram à criação do Projeto Carbono Surui. Idealizado pela Associação Metareilá do Povo Indígena Surui, com apoio de organizações como ACT Brasil, Kanindé, Idesam, Forest Trends e Funbio, o projeto pretende financiar atividades de proteção, fiscalização, produção sustentável e melhoria da capacidade local, objetivando a conservação ambiental e o fortalecimento cultural.

Faça o download




Conheça o Diagnóstico Etnoambiental Participativo e o Etnozoneamento em Terras Indígenas

Cartilha para apresentar e explicar o Diagnóstico Etnoambiental Participativo e o Etnozoneamento em Terras Indígenas ao povo Wai Wai do Sul do Amazonas. A publicação foi desenvolvida durante à capacitação dos agentes de comunicação indígenas no ano de 2010 pela ACT Brasil, Kanindé e Secretaria do Estado de Meio Ambiente do Pará - SEMA/PA.

Faça o download




Consentimento Livre, Prévio e Informado - Projeto Carbono Surui

O presente documento técnico, em formato de publicação, tem o objetivo central de documentar, evidenciar e analisar o processo de produção do consentimento livre, prévio e informado do povo Paiter-Surui acerca do Projeto Carbono Surui. A atividade representa uma alternativa inovadora e promissora no cenário amazônico, especialmente por potencializar alternativas que visam à conservação ambiental e ao uso sustentável dos recursos naturais do bioma amazônico, garantindo os recursos financeiros para uma gestão efetiva das terras indígenas e para o etnodesenvolvimento dos povos que as habitam.

Faça o download




Conserving the Amazon: map, manage, protect (English)

Based on successful bio-cultural conservation experiences and relationships in the field, ACT and its partners have designed a multi-year, 140 million acre rainforest conservation strategy along three regional axes in the Amazon basin and based on a three-step approach: Map, Manage, Protect. 

Faça o download




Methodology of Collaborative Cultural Mapping (English)

The Amazon conservation Team believes that the most effective way to protect the environement is to strengthen the indigenous peoples' cultures working in three fundamental bases: map, manage and protecting. This book shows how ACT develops the Collaborative Cultural Mapping by providing capacity-building and preparing the indigenous to be the main actors to defend and conserve the environement. 

Faça o download




Metodologia de Diagnóstico Etnoambiental Participativo e Etnozoneamento em terras indígenas

A Metodologia de Diagnóstico Etnoambiental Parcipativo e Etnozoneamento em terras indígenas (TIs) busca colaborar nos estudos que visam a gestão da terra indígena. A Kanindé iniciou estes trabalhos em 1999, quando o líder indígena Almir Narayamoga Surui procurou a entidade para formar uma parceria no desenvolvimento do Plano de Gestão da Terra Indígena Sete de Setembro. 

Faça o download




Metodologia de Mapeamento Cultural Colaborativo (Português)

ACT Brasil acredita que o caminho para a proteção do meio ambiente e o fortalecimento das culturas dos povos indígenas sustenta-se em três pilares: mapeamento, proteção e manejo. 

Faça o download




Metodologia de treinamento de guardaparques

O livro de metodologia de treinamento de guardaparques é o segundo da série Mapeamento, Manejo e Proteção. O conteúdo desse títulosegue a tendência inaugurada no primeiro livro que compõe a série (chamado Mapeamento Cultural Colaborativo). Este trabalho se fundamenta em experiências de campo realizadas com a coolaboração de comunidades indígenas e não-indígenas do Estado do Amapá. 

Faça o download




O fim da floresta? (português)

Publicação sobre a devastação das unidades de conservação e terras indígenas no estado de Rondônia, realizado pela Associação de Defesa Etnoambiental – Kanindé e Grupo de Trabalho Amazônico - GTA, em junho de 2008.

Faça o download




Plano de Gestão Etnoambiental da Terra Indígena Sete de Setembro (português)

As comunidades indígenas têm experimentado um grande processo de transformação para o mundo tecnológico. Contudo, historicamente, essa busca, tem levado-os a um caminho de dependência expressiva por tecnologias e bens manufaturados, externos ao seu universo. 

Faça o download




Plano de Proteção Territorial da Terra Indígena Médio Rio Negro II (Português)

A Terra indígena Médio Rio Negro II, foco do novo volume da série Mapeamento, Manejo e Proteção, se localiza entre os municípios de Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira, no estado de Amazonas. A região é ocupada por nove grupos étnicos distribuídos em 14 comunidades indígenas, como a de Boa Vista, Livramento e Cachoeira. O território é ainda berço de inúmeros sítios arqueológicos e palco de inúmeras transformações históricas que remontam a história do Brasil. 

Faça o download




Princípios de Relacionamento com Povos Tradicionais (português)

“Princípios de relacionamento com povos tradicionais” é uma publicação que servirá como ferramenta de trabalho cotidiano para todos os membros da equipe da ACT Brasil. 
Trata-se de um documento resultante do seminário “A ACT face aos conhecimentos tradicionais: dilemas éticos, jurídicos e institucionais”, realizado na cidade de Pirenópolis, Goiás, entre os dias 06 e 09 de dezembro de 2005. Através de uma reflexão coletiva, seu objetivo foi o de fazer uma avaliação das experiências de trabalho com povos indígenas e afro-descendentes de Brasil, Colômbia e Suriname. Publicação em língua portuguesa

Faça o download




Proteção Biocultural no Xingu: Relato de uma experiência (português/inglês)

No Brasil, existem mais de uma centena de áreas protegidas reservadas ao usufruto exclusivo de povos indígenas cujas práticas culturais têm assegurado, ao longo dos anos, o equilíbrio dos ecossistemas locais e a manutenção de parcelas significativas de florestas e cerrados. Em muitos estados brasileiros, a devastação ambiental e sociocultural causada pela expansão da “civilização” só não foi maior devido à existência dessas áreas. Publicação em língua portuguesa

Faça o download




Sete Setembro - Ethno-Environmental Management Plan forthe Sete de Setembro Indigenous Reserve

Indigenous communities have experienced a major transformation process for the technological world. However, historically, this search has led them to a path of dependence on significant technologies and manufactured goods, external to their universe. 

Faça o download


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...