sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Inscrições abertas para o Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas


http://www.sds.sc.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1062&Itemid=152&lang=


Na próxima segunda-feira, 1º/10, começará o Fórum Catarinense de Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina. O encontro, que reunirá os 16 comitês do Estado, será no Centro de Treinamento da Epagri, em Campos Novos. As inscrições já estão abertas pelo site http://www.aguas.sc.gov.br/ no qual também estão disponíveis as informações sobre o evento. A Diretoria de Recursos Hídricos (DRHI), da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS) terá um espaço dentro da programação para tratar dos assuntos referentes ao Programa SC Rural, do qual é uma das instituições executoras pelo Governo do Estado.

"A DRHI desenvolve ações que, de maneira interligada, fazem a gestão dos recursos hídricos no Estado. Os comitês são os agentes de interação da política estadual dos recursos hídricos com a comunidade, envolvendo o poder público, o privado e a sociedade civil", afirma o diretor de Recursos Hídricos da SDS, Edison Pereira de Lima. Além da avaliação das atividades realizadas durante o ano de 2012, a DRHI apresentará balanços sobre a descentralização dos recursos do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e tratará da possível recontratação dos consultores pelo Programa SC Rural, com financiamento do Banco Mundial (BIRD) e das atividades propostas para o ano de 2013.

O Fórum tem como objetivo articular a implementação, a integração e a gestão dos Comitês de Bacias Hidrográficas em nível estadual. Quando necessário, o Fórum também atua no âmbito federal para o fortalecimento dos grupos como integrantes do sistema de gerenciamento de recursos hídricos, de forma descentralizada, integrada e participativa.

Na pauta estão ainda a retomada do Fórum, a sua reestruturação e a discussão sobre a criação das agências de bacias, que deverão ser implantadas futuramente como parte do Sistema Estadual de Recursos Hídricos. "Entendo que a política de recursos hídricos deve ser desempenhada de forma conjunta, tornando-se salutar, a reativação do Fórum, a fim de que, de forma integrada, possam os participantes executar com eficiência e acima de tudo eficácia, um processo responsável de gestão de recursos hídricos em Santa Catarina", argumenta o presidente do Comitê da Bacia Hidrografica do Rio das Antas e Bacias Contíguas, Alessandro Tiesca Pereira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...