quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

"Exportação" da poluição de países ricos movimenta conferência do clima


5/12/2012 - 17h59
GIULIANA MIRANDA
ENVIADA ESPECIAL A DOHA
http://www1.folha.uol.com.br/ambiente/1196503-exportacao-da-poluicao-de-paises-ricos-movimenta-conferencia-do-clima.shtml

Resultados recentes sobre a distribuição mundial das emissões de carbono esquentaram as discussões sobre a chamada terceirização da poluição, que acontece quando países ricos deslocam suas fábricas e indústrias muito poluidoras para outras nações.

Um relatório divulgado no último domingo culpou os países em desenvolvimento, especialmente China e Índia, mas em menor medida o Brasil, pelo aumento de 3,5% das emissões globais de carbono em 2011.

Enquanto isso, poluidores "tradicionais", como Estados Unidos e a União Europeia, estariam diminuindo sua participação na conta, com menos 1,8% e 2,8% de emissões de carbono, respectivamente, nesse período.

Para muita gente reunida na COP-18, convenção do clima da ONU que vai até o fim da semana em Doha, no Qatar, isso mostra a tendência crescente da exportação da poluição do carbono.

"É só olhar quem lucra com a fabricação desses produtos, mesmo acontecendo além das fronteiras nacionais", explicou à Folha um negociador brasileiro.

O Brasil ainda é reticente em apontar publicamente para esse tipo de fenômeno, mas outras nações, sobretudo a China, são bastante explícitas. Dizem que tais dados podem dar a entender que os países ricos tiveram medidas mais robustas do que a realidade.

Em geral, a tecnologia transferida já chega ultrapassada, o que contribui para incrementar ainda mais a quantidade de gases-estufa lançados na atmosfera.

Embora as discussões sobre terceirização das emissões não sejam novidade, elas se intensificaram com os últimos resultados, que têm a China com um incremento de 9,9%, e a Índia, de 7,5%. No Brasil, o crescimento foi de 1,4%.

Organizações não-governamentais reunidas em Doha alertam, porém, que os países que recebem essas fábricas não são totalmente "inocentes" e que há vantagens econômicas, como a geração de emprego.

No Brasil, por exemplo, é comum que Estados disputem a instalação de fábricas multinacionais com guerra fiscal e concessão de benefícios. Por isso, os representantes pedem mais atenção a essa situação nas negociações de redução das emissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...