quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Agência da ONU vê risco de contaminação por mercúrio no Brasil


Valor Online

As populações dos países em desenvolvimento enfrentam cada vez mais riscos de contaminação por mercúrio, um metal extremamente tóxico. O alerta é do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), que consta no mais amplo relatório realizado até hoje sobre o metal e seu impacto na natureza e na cadeia alimentar. O documento é divulgado às vésperas de negociações em Genebra de um tratado para controlar o uso de mercúrio globalmente.

Segundo o PNUE, em boa parte do território brasileiro a população corre risco de contaminação por causa de emissões de mercúrio ligadas à extração de minérios de forma artesanal, ou em pequena escala. Mesmo o desmatamento pode ser uma fonte de emissões por meio da erosão extensiva e da queima de floresta.



O documento constata também que cem instalações em 43 países, incluindo o Brasil, utilizam mercúrio na indústria de cloro e álcalis, que fabrica três produtos de base: hidróxido, bicarbonato e cloreto de sódio.

Em razão da industrialização rápida, a Ásia é agora o principal emissor de mercúrio, com a metade do total mundial. As emissões globais causadas por atividades humanas foram estimadas em 1.960 toneladas em 2010. As emissões na África e na América do Sul estão aumentando, representando 30% do total mundial, enquanto declinam na América do Norte e na Europa.

A maior parte das 600 mil toneladas de depósitos de mercúrio se encontra em países como China, Quirguistão, México, Peru, Rússia, Eslovênia, Espanha e Ucrânia.

O perigo causado pelo mercúrio está hoje comprovado, principalmente para mulheres grávidas e bebês. A ONU conclama os países a adotar medidas urgentes para reduzir as emissões. Além da combustão de carvão, outras fontes de emissões de mercúrio incluem a produção de metal e de cimento.

Além disso, 340 toneladas desse metal tóxico são utilizadas todos os anos para cuidados e produtos dentários. Está presente igualmente em produtos de grande consumo, como aparelhos eletrônicos, interruptores, pilhas, cosméticos, na produção de materiais plásticos, particularmente PVC, e na extração de minérios.

(Assis Moreira | Valor)

Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/pais/agencia-da-onu-ve-risco-de-contaminacao-por-mercurio-no-brasil-7247434#ixzz2HaBS6Cfu

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...