terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Fundo Mata Atlântica inicia fase de teste para utilização de uma nova ferramenta de gestão financeira das UCs estaduais


http://www.funbio.org.br/o-funbio/noticias/fundo-mata-atlantica-inicia-fase-de-teste-para-utilizacao-de-uma-nova-ferramenta-de-gestao-financeira-das-ucs-estaduais

As Unidades de Conservação (UCs) estaduais de Proteção Integral do Rio de Janeiro, apoiadas pelo mecanismo financeiro do FMA/RJ, agora contam com um novo instrumento para sua gestão: o Cartão Vinculado.

O Cartão Vinculado é uma ferramenta financeira alternativa com o objetivo de agilizar o dia-a-dia da gestão das UCs beneficiárias do FMA, especialmente nos gastos de pequeno valor, concedendo certa autonomia aos responsáveis, e complementando os bens e serviços que são contratados e entregues a estas áreas protegidas pelo Funbio.

A proposta encontra-se em fase piloto, e em dezembro de 2012 foi feito o primeiro treinamento na sede do INEA com os 22 gestores responsáveis pelos cartões, que são os chefes das áreas protegidas indicados pelo INEA.

Tanto o INEA quanto o Funbio irão monitorar os gastos, que estarão restritos a uma lista de itens elegíveis e serão guiados por um Manual elaborado pelos mesmo. O objetivo desta primeira fase é avaliar as condições de uso do Cartão e planejar de forma mais consolidada sua utilização por parte dos gestores, esperando-se que esta nova ferramenta possa se tornar uma das formas de utilização dos recursos do Fundo Fiduciário do FMA/RJ, um fundo patrimonial com o objetivo de cobrir os gastos recorrentes destas áreas protegidas de forma permanente, visando a sustentabilidade da conservação da biodiversidade no estado RJ.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...