quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

download livros Produções do Museu da Vida-FIOCRUZ


fonte: http://www.museudavida.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?UserActiveTemplate=mvida&sid=220


Produções do Museu da Vida-FIOCRUZ para download gratuito

Publicações

La pandemia del miedo: Telediarios y la gripe A(H1N1) en Ecuador y Brasil
Para analisar a cobertura televisiva sobre a gripe A(H1N1), a publicação parte de dois estudos de caso envolvendo os principais telejornais de Brasil e Equador: Jornal Nacional (da Rede Globo) e o equatoriano Televistazo (do canal Equavisa). Editada por Luisa Massarani e María del Carmen Cevallos, a obra é produto da Rede Ibero-Americana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico. Acesse aqui a versão digital.









Um gesto ameno para acordar o país - A ciência no Jornal do Commercio (1958 - 1962)
O livro traz a história da pouco conhecida seção dominical de ciência do jornal carioca criada em 1958. De sua equipe, participou o então jovem estudante Leopoldo de Meis, renomado cientista da UFRJ. A publicação é organizada pelo próprio Leopoldo juntamente com as jornalistas Luisa Massarani e Claudia Jurberg, resgatando uma importante iniciativa para a história da divulgação científica no Brasil. Clique aqui para ler a versão digital do livro.





Oswaldo e seu castelo
Escrita por Claudia Oliveira, a publicação revela a trajetória do cientista Oswaldo Cruz e do nascimento do Castelo Mourisco, cartão-postal do campus da Fiocruz. O livro é uma adaptação de "Avental de História", atividade da equipe do Passado e Presente para os pequenos visitantes desse belo e fascinante espaço.  Clique aqui para ler a versão digital.





Afinal, o que houve com meu corpo?
Escrito por Carla Almeida, Hilda Gomes e Claudia Oliveira, o livro mostra a busca de uma menina por dentro de si mesma para a causa de seu mal-estar. A publicação inaugura a série "Histórias do Museu da Vida" e é parte do projeto "Ciência para pequenos curiosos - um espaço de popularização científica para crianças", parceria entre o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz e o Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ, com apoio da Faperj.A obra nasceu de uma "contação" de histórias de mesmo título, parte das atividades da exposição "Uma aventura pelo corpo humano". Para ter acesso à versão digital do livro,clique aqui.


Voo pela Fiocruz, Guia de Aves do Campus

Quem passa pela Avenida Brasil, no Rio de Janeiro, e experimenta sua poluição sonora, visual e atmosférica pode não se dar conta de que ali há também um oásis: o campus de Manguinhos da Fundação Oswaldo Cruz. Nessa área, há uma grande diversidade biológica, com dezenas de espécies de plantas e animais, entre eles, muitas aves. Para que você conheça esses pássaros, o Museu da Vida criou "Voo pela Fiocruz, Guia de Aves do Campus", de Davi Castro Tavares e Salvatore Siciliano, amplamente ilustrado com espécies de aves que habitam o campus da Fiocruz. Dedicada a crianças, jovens, professores e curiosos de todas as idades, a publicação traz informações gerais sobre 43 aves e sobre onde encontrá-las dentro do campus, além de curiosidades e espaço para anotações. Acesse aqui a versão digital.

Carlos Chagas Filho - O "cientista-elétrico"
O que o peixe-elétrico do Amazonas e o uso pacífico da energia nuclear podem ter em comum? Ambos marcaram a vida do carioca Carlos Chagas Filho, nascido em 1910 e cuja trajetória se confunde com o próprio desenvolvimento científico do Brasil no século 20. Nesta cartilha, Luisa Massarani e Nara Azevedo contam a história do pesquisador. Baixe aqui.




Jornalismo e ciência: uma perspectiva ibero-americana
Este livro foi produzido pela Rede Ibero-americana de Monitoramento e Capacitação em Jornalismo Científico, criada em 2009 e que reúne grupos de pesquisa provenientes de 10 países da região (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Cuba, Espanha, Equador, México, Portugal e Venezuela). Está organizado em duas partes: na primeira, estão artigos de reflexão escritos por diversos pesquisadores do tema; na segunda, o foco é a prática do jornalismo científico e profissionais atuantes na área dão dicas para o cotidiano de um repórter que trabalha na cobertura de ciências. Baixe aqui a publicação completa.




Ciência em Sintonia – Guia para montar um programa de rádio sobre ciências
Que tal juntar um grupo de amigos e preparar um programa de ciência na sua escola ou comunidade? Para ajudá-lo, o Museu da Vida lançou em 2010 a cartilha Ciência em Sintonia – Guia para montar um programa de rádio sobre ciências, escrito por Catarina Chagas, Ana Cristina Figueira e Marzia Mazzonetto, sob coordenação de Luisa Massarani. Além de dez lições simples sobre como fazer um programa de rádio, o leitor encontra dicas de como usá-lo em salas de aula e centros comunitários para levar temas de ciência ao público. A cartilha relata, também, a experiência do Ciência Franca, programa de rádio sobre ciência desenvolvido na Escola Municipal Padre Leonel Franca, em Niterói, Rio de Janeiro. A publicação contou com apoio da Faperj. Clique aqui para acessá-la.


Curso On-Line de Jornalismo Científico
Lançado em 2008 pela Federação Mundial dos Jornalistas Científicos (WFSJ, na sigla em inglês) e pela Rede de Ciência e Desenvolvimento (SciDev.Net), o Curso On-Line de Jornalismo Científico foi traduzido para o português em 2009 e, agora, está disponível também em versão impressa lançada pelo Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida. A publicação reúne dicas e experiências de jornalistas de vários lugares do mundo que trabalham na cobertura de temas de ciência. As lições abordam temas como entrevistas, redação, controvérsias científicas e cobertura de ciência para TV. Clique aqui para acessar a versão on-line.




Centros e museus de ciência do Brasil 2009
A ciência está espalhada pelos quatro cantos do Brasil. Ainda que distribuídas de forma bastante desigual, existem centenas de organizações – museus e centros de ciência, zoológicos, jardins botânicos, planetários, aquários – que abordam a ciência e a tecnologia no país. Explorá-las pode ser uma grande aventura, e foi lançado um verdadeiro “mapa da mina”: é o guia Centros e Museus de Ciência do Brasil 2009, que oferece informações sobre 190 instituições. A publicação traz breves dados históricos, acompanhados de informações sobre visitação, acervo e endereços. O guia – cuja primeira versão foi lançada em 2005 – é editado pela Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência (ABCMC), pela Casa da Ciência (UFRJ) e pelo Museu da Vida (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia. Clique aqui para baixar gratuitamente o guia.


Carlos Chagas, A ciência para combater doenças tropicais
O trabalho do médico e pesquisador mineiro Carlos Chagas é o tema desta cartilha, elaborada pela pesquisadora Simone Petraglia Kropf e pela jornalista especializada em ciência Luisa Massarani. A publicação, em linguagem acessível ao grande público, aborda as características da doença de Chagas, seu impacto social, o processo científico que levou à sua descrição e perspectivas futuras sobre seu combate, além do trabalho e da vida de Chagas. (Clique para baixar a cartilha em português ou em espanhol.)




Cheiro de quê?
Os cheiros de plantas brasileiras são a estrela desta publicação, um livro-jogo que conta a história de uma turma de amigos que se une para descobrir de onde vem o cheiro misterioso que invadiu a cidade de Narizópolis. Enquanto se delicia com a história, o leitor é convidado a sentir os cheiros descritos pelos personagens em potes que trazem essências das plantas citadas na trama. A publicação conta, ainda, com cartas que sugerem atividades complementares para fazer durante a leitura.


Workshop Sul-Americano e Escola de Mediação em Museus e Centros de Ciência
Dois eventos realizados pelo Museu da Vida e parceiros em 2008 abordaram questões sobre a mediação em museus e centros de ciência, como seleção e formação de mediadores, estratégias de mediação e áreas possíveis de atuação. Este livro apresenta as memórias do evento, incluindo 18 artigos de especialistas do Brasil e do mundo. (Baixar o arquivo em PDF)








Ciência & Criança: a divulgação científica para o público infanto-juvenil
Esta publicação, resultante do evento homônimo realizado pelo Museu da Vida em 2007, aborda questões como a percepção da ciência pelas crianças, a experiência de museus com o público infantil e a utilização de vídeos e jogos para abordar temas científicos. Para isso, conta com a colaboração de diversos especialistas, nacionais e internacionais, que participaram do evento. (Baixe a publicação em PDF)




Transgênicos em debate
As implicações da produção e do uso de organismos geneticamente modificados na agricultura são tema de publicações elaboradas pelo Núcleo de Estudos da Divulgação Científica do Museu da Vida. Os textos – elaborados a partir de conversas com cerca de 100 agricultores – procuram oferecer informações seguras sobre o tema e apresentar argumentos contra e a favor do uso de transgênicos. O material foi publicado em duas versões, uma para adultos e outra para o público infanto-juvenil. (Baixe aqui: versão para adultos | versão infanto-juvenil)





Diálogos & Ciência: Mediação em museus e centros de ciência
Produzida pelo Museu da Vida em parceria com a organização européia Dotik (Treinamento Europeu para Jovens Cientistas e Monitores de Museus) e com a Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência, esta publicação reúne 11 artigos – escritos por profissionais brasileiros e de países como Portugal, México, Itália, França e Reino Unido – sobre estratégias de mediação adotadas por diferentes museus e centros de ciência. (Faça o download da publicação)





Guia de centros e museus de ciência brasileiros
Pelo menos uma centena de museus e centros de ciência estão espalhados pelo Brasil. Esta publicação apresenta cada um deles, num guia valioso para quem é fã do turismo científico! O livro foi publicado em 2005 pelo Museu da Vida, pela Associação Brasileira de Museus e Centros de Ciência (ABCMC) e pela Casa da Ciência da UFRJ. (Baixe aqui o guia)







Memórias do Simpósio Ciência e Arte 2006
Artistas, cientistas, jornalistas, comunicadores, divulgadores, educadores, profissionais da saúde e amigos diversos das ciências e das artes subiram ao palco para debater estratégias e desafios para integrar ciência e arte, numa rica troca de experiências. No Simpósio Ciência e Arte 2006, foram discutidas as diversas abordagens da interface entre ciência e arte, incluindo teatro, artes plásticas, música, cinema e outras formas de expressão artística da ciência. (Baixe as memórias do evento)




Cordel e ciência – A ciência em versos populares
Com 22 folhetos escritos por cinco nordestinos, este livro apresenta uma leitura prazerosa de temas científicos como descobertas importantes, questões relacionadas a saúde e meio ambiente, astronomia e vida de cientistas famosos. Assim, pretende mostrar como o cordel e outras manifestações populares podem ajudar a conhecer as relações entre ciência e sociedade, além de servirem como meios alternativos de divulgação científica.






Cadernos do Museu da Vida - Volume 1
Publicação com as estatísticas de visitação entre 1999 e 2007.
Clique aqui para baixar.




Cadernos do Museu da Vida - Volume 2
Publicação sobre a visitação do público escolar ao Museu, com as estatísticas referentes à origem geográfica das escolas visitantes entre 1999 e 2008.
Clique aqui para baixar.


Cadernos do Museu da Vida - Volume 3
Publicação sobre quem são e o que pensam os visitantes de fins-de-semana do Museu, com um comparativo entre os resultados das pesquisas de 2005 e 2009 do Observatório de Museus e Centros Culturais - OMCC. Clique aqui para baixar.


Caderno do Museu da Vida
Publicação que registra palestras, mesas redondas, debates promovidos pelo Museu da Vida sobre temas relevantes da museologia, história dos museus, educação e mediação cultural em museus, entre outros. O Primeiro número reuniu os textos apresentados pelos palestrantes do I e II Seminário sobre o Formal e o Não-formal na dimensão educativa dos museus, parceria Museu da Vida e Museu de Astronomia e Ciências Afins, em 2001 e 2002.

Caderno do Museu da Vida: O Formal e o não-formal na dimensão educativa do museu
Este é o primeiro número do Caderno Museu da Vida. Ele reúne textos referentes às palestras realizadas entre agosto e novembro de 2001 no I e II Seminários sobre o formal e o não-formal na dimensão educativa do museu. Clique aquipara baixar o arquivo.

O Museu e seus públicos - Negociação e Complexidade
Esta publicação contém os trabalhos apresentados no Encontro sobre a Pesquisa em Educação, Comunicação e Divulgação científica em Museus (EPECODIM), realizado em setembro de 2001 pelo Museu da Vida e pelo Museu de Astronomia e Ciências Afins.



Caderno do Museu da Vida: Avaliação e estudos de públicos no Museu da Vida
Este segundo número do caderno aborda a Avaliação nos museus. Reúne textos apresentados pela equipe do Museu da Vida em seminários, congressos, dissertações e teses. Clique aqui para baixar o arquivo.


Terra Incógnita:
A série pretende mapear um território pouco conhecido: a interface que permeia as relações entre a ciência – sua produção, seu funcionamento e suas aplicações – e o público em geral.  O terceiro e o quarto volumes da série foram lançados pelo Museu da Vida/COC/Fiocruz, em parceria com outras instituições, e trazem análises e reflexões sobre a divulgação científica, seus impactos e dilemas.
O pequeno cientista amador - a divulgação científica e o público infantil
Este volume traz oito artigos escritos por autores do Brasil, México e Chile, discutindo desafios e estratégias para inserir  a ciência no mundo infantil, explorando a curiosidade das crianças para saber como as coisas funcionam e como é o mundo à volta delas.




Terra Incógnita – a interface entre ciência e público
Este volume reúne 13 artigos escritos por alguns dos principais autores no campo da comunicação científica no cenário internacional. As contribuições deste volume vêm dos EUA, do Canadá e de países europeus e abordam questões conceituais sobre a cultura científica, os diferentes contextos nos quais o conhecimento está inserido, além das relações entre atores importantes na divulgação científica e o tratamento que a mídia confere a incertezas e riscos da ciência.




Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no BrasilPrimeiro livro da coleção Terra Incógnita, é uma coletânea de artigos, entrevistas e depoimentos que discutem diferentes meios e instrumentos utilizados para popularizar a ciência, entre eles os jornais, a literatura infantil, a televisão, o rádio, o teatro, os desenhos animados e as exposições. A série Terra Incógnita, que conta com três outros títulos, visa estimular a reflexão sobre o significado atual da divulgação científica, explorando diferentes temas e enfoques. Trata-se de uma iniciativa da Casa da Ciência/UFRJ, em parceria com o Museu da Vida/Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz. Clique aqui para ter acesso ao arquivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...