terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Polícia faz investigação sobre tráfico de animais silvestres no RJ


Pena vai de 6 meses a um ano de reclusão para compradores e traficantes.
Em imagens, animais aparecem dopados e sufocados em sacolas.

Do G1 Rio
http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2013/01/policia-faz-investigacao-sobre-trafico-de-animais-silvestres-no-rj.html?utm_source=dlvr.it&utm_medium=twitter


Após as Imagens registradas por uma equipe do Jornal Hoje, que mostram animais silvestres sendo comercializados em uma feira em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, o RJTV conversou com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente, que disse ter duas investigações em curso, representadas por medidas cautelares, que pretendem identificar traficantes que trazem animais silvestre da região Norte e Nordeste para o estado do Rio.

Na reportagem desta segunda-feira (21), aparecem macacos dopados, passarinhos empilhados em gaiolas, além de bichos sufocados dentro de sacolas. Todos são vendidos ilegalmente. Veja a reportagem no vídeo ao lado.

A pena vai de seis meses a um ano de reclusão tanto para quem compra, tanto para quem trafica animais. Nas imagens aparecem também os vendedores dos animais agindo livremente na feira. Eles ainda usam crianças como vendedores e chegam a dar garantia sobre os "produtos".

"Esse tá 80 [reais]. Esse é galo-de-campina". Se morrer, traz congelado, que a gente troca", diz um menino vendedor.

"Trinca-ferro cem merréis. Papagaio filhote eu tenho e casal de mico", completa o outro.

Imagens registradas nos anos de 2007 e 2011 mostram outros flagrantes de bichos que também são traficados na feira. Os maus-tratos com os animais foram denunciados pela reportagem também no ano passado. Devido às denúncias, algumas operações policiais acontecem, mas dias depois, a feira volta a continuar no mesmo lugar e horário.

O Batalhão Florestal informou que pretende fazer uma operação em conjunto com Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e também com a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente para conseguir um resultado mais eficaz na feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...