terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Smam inclui novas regras de proteção à fauna em licenciamento


08/01/2013 09:23:45
http://www2.portoalegre.rs.gov.br/portal_pmpa_novo/default.php?p_noticia=157595&SMAM+INCLUI+NOVAS+REGRAS+DE+PROTECAO+A+FAUNA+EM+LICENCIAMENTO

Foto: Divulgação/PMPA

Nos últimos cinco anos foram resgatados 28 bugios feridos
Foto: Divulgação/PMPA

Gato-do-mato é uma das espécies ameaçadas de extinção

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam)  está adotando medidas para conservação de espécies de fauna silvestre, com novas exigências na licença ambiental. A Equipe de Fauna Silvestre da Smam identificou a zona Sul da cidade como a área em que mais ocorrem acidentes envolvendo bugios e gatos do mato.

O município de Porto Alegre abriga um gama considerável de animais ameaçados de extinção e, dentre esses, destacam-se o bugio ruivo (Alouatta guraiba clamitans) e o gato-do-mato (Leopardus wiedii). Nos últimos cinco anos foram resgatados 28 bugios feridos, sendo  que 42,8% foram vítimas de eletrocussão, 14,3% de atropelamentos, 7,1% de agressão por outro animal,  7,1% vítimas de  doença e outras causas de menor expressão, como fuga de cativeiros. Foram registrados dois casos envolvendo atropelamentos de gato-do-mato.

Com base neste diagnóstico, os estudos ambientais direcionados à implantação de empreendimentos na zona de ocorrência destes animais devem agora ser  mais detalhados e a licença ambiental  passa a exigir medidas como o monitoramento da fauna silvestre, com atuação de biólogos e veterinários. 

A Smam também passa a solicitar a implantação de passagens de fauna em estradas internas de condomínios e loteamentos, colocação de cabos ecológicos e  cuidados com  indivíduos acidentados, como a realização de cirurgia, colocação de pino em membros para posterior retorno à natureza ou destinação a zoológicos.

A Equipe de Fauna acompanha atualmente 20 grandes empreendimentos que estão realizando o monitoramento de fauna.


Texto de: Aline Czarnobay
Edição de: Caren Mello
Autorizada a reprodução dos textos, desde que a fonte seja citada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...