quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

SP: projeto de PSA ganha certificado e será ampliado


Qua, 09 de Janeiro de 2013 14:11
http://abes-sp.org.br/noticias/19-noticias-abes/3006-sp-projeto-de-psa-ganha-certificado-e-sera-ampliado

O Projeto de Pagamento por Serviço Ambiental (PSA) de água e carbono na região de represas da Cantareira, em São Paulo, recebe o certificado Clima, Comunidade e Biodiversidade (CCB) por aliar investimento e sustentabilidade.


Com a certificação, o programa está apto a aceitar novos projetos pelos próximos dez anos. O objetivo da iniciativa, promovida pela organização The Nature Conservancy (TNC), é viabilizar atividades de restauração e conservação das matas que contornam nascentes, rios e reservatórios.

"A certificação torna toda a região apta para a implementação de projetos de carbono. Por isso, representa um marco para o mercado de serviços ambientais em todo mundo, tornando-se a primeira a potencializar os resultados de carbono e água na mesma geografia", explica o gerente da Estratégia de Serviços Ambientais da TNC, Gilberto Tiepolo.

O primeiro projeto validado abrange 185 hectares no entorno do Reservatório Cachoeira, em Piracaia. A estimativa é de que esse projeto consiga absorver da atmosfera, ao longo de 30 anos, 48,8 mil toneladas de CO2 equivalentes.

Segundo Tiepolo, cada novo projeto terá uma vida útil de 30 anos, que corresponde ao período máximo de obtenção de créditos para projetos de florestamento ou reflorestamento. As áreas elegíveis somam 13 mil hectares.

O local do programa faz parte da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual do Sistema Cantareira. Além dos ganhos em termos de biodiversidade, a preservação dessas áreas contribui para a melhora da qualidade da água que chega a cerca de 10 milhões de pessoas na Grande São Paulo - o sistema Cantareira de represas fornece água para 50% da Região Metropolitana de São Paulo.

O CCB, um dos mais conhecidos para o mercado voluntário de carbono, atesta não só a eficiência do projeto, como também o potencial real de captar carbono da atmosfera. O selo comprova ainda que o programa tem metas sociais e ambientais claras que ajudam a reduzir os efeitos das mudanças climáticas e ainda abre portas para investidores interessados em sustentabilidade e em projetos que gerem benefícios econômicos e ambientais.

Fonte: Terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...