terça-feira, 29 de janeiro de 2013
Fiscalização do Ibama apreende uma tonelada de camarão rosa no Rio Grande do Sul
http://www.ibama.gov.br/publicadas/fiscalizacao-do-ibama-apreende-uma-tonelada-de-camarao-rosa-no-rio-grande-do-sul
Porto Alegre (28/01/2013) - Uma equipe de fiscalização do Ibama/RS e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar apreendeu na manhã desta segunda-feira (28/01/13) cerca de uma tonelada de camarão rosa, em São José do Norte, acondicionada em um veículo Montana, com placas de Santa Catarina. O período do defeso em que a pesca do camarão rosa (Farfantepenaeus paulensis) é proibida se estende até o final do mês de janeiro. A pesca do camarão rosa na Lagoa dos Partos só é permitida nos meses de fevereiro, março, abril e maio, de acordo com a IN MMA/SEAP n°. 03/2004.
O veículo foi abordado pela equipe do Ibama e do Batalhão Ambiental da Brigada Militar na BR-101 na localidade de Estreito, distrito de São José do Norte (município banhado pela Lagoa dos Patos e pelo Oceano Atlântico, distante 372 quilômetros da Capital). Segundo depoimento do motorista do veículo e do acompanhante dele, o camarão seria leva levado para o estado vizinho, onde seria comercializado. Todo o pescado foi doado para o programa Mesa Brasil.
No decorrer da operação a equipe de fiscalização recebeu informação de que veículos de Santa Catarina chegariam ao local durante a madrugada para comprar camarão. O veículo Montana foi localizado quando chegava à região no começo da manhã e foi apreendido quando do retorno à Santa Catarina com a carga irregular de camarão. O motorista teve o pescado e o veículo apreendidos e deverá pagar uma multa de 60 reais por cada quilo de camarão apreendido sem procedência e R$ 10 mil por ser época de defeso.
A Operação Farfante, iniciada em 21/01/2013 faz referência ao nome científico do camarão rosa e deve prosseguir por tempo indeterminado.
Maria Helena Firmbach Annes
Foto: Flabeano Castro Ibama/RS
marcando território
crime ambiental,
fauna,
ibama,
pesca,
RS,
tema de concurso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário