quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Certificação processo AQUA – Bairros e loteamentos


http://revistasustentabilidade.com.br/certificacao-processo-aqua-bairros-e-loteamentos/
20 de outubro de 2012 Manuel Martins Análise e Opinião


fonte figura: http://empresaverde.blogspot.com.br/2011/03/brasil-centraliza-debates-sobre.html

A certificação AQUA para edifícios já exigia a inserção harmoniosa do edifício ao entorno. Mas o desenvolvimento urbano demanda critérios de avaliação e certificação específicos. Assim, o Processo AQUA – Bairros e Loteamentos foi adaptado do HQE Aménagément, com dois conjuntos de requisitos: qualidade ambiental do bairro e sistema de gestão do bairro.

Os indicadores da qualidade ambiental do bairro distribuem-se em 17 categorias, dentro de três grandes temas:

O primeiro visa assegurar a integração e a coerência do bairro com o tecido urbano e as outras escalas do território: território e contexto local; densidade; mobilidade e acessibilidade; patrimônio, paisagem e identidade; e adaptabilidade e potencial evolutivo. O segundo tema envolve preservar os recursos naturais e promover a qualidade ambiental e sanitária do bairro: água; energia e clima; materiais e equipamentos urbanos; resíduos; ecossistemas e biodiversidade; riscos naturais e tecnológicos; e saúde. Já o terceiro busca integrar o empreendimento na vida social e fortalecer as dinâmicas econômicas: economia do projeto; funções e pluralidade; ambientes e espaços públicos; inserção e formação; e atratividade, dinâmicas econômicas e estruturas de formação locais.

Análise inicial, composição da equipe multidisciplinar; diagnóstico das características, limites e possibilidades do local; articulação dos estudos; envolvimento das partes interessadas; e avaliação da pertinência do empreendimento para o desenvolvimento sustentável.
Definição e comprometimento com os objetivos: cruzamento dos resultados da análise inicial com os indicadores temáticos da qualidade ambiental do bairro; definição do nível de desempenho nas 17 categorias; avaliação da viabilidade econômica e da conformidade legal; integração dos profissionais.

Concepção do projeto e das ações: decisão de criar o bairro sustentável; elaboração do projeto, avaliando os impactos sócio-econômico-ambientais; definição dos parâmetros de operação, conservação, manutenção e acompanhamento dos desempenhos; e envolvimento dos futuros gestores.

Realização: contratação das empresas considerando a dinâmica social e o desenvolvimento econômico local; planejamento e gestão do canteiro; execução do projeto; comercialização; entrega do empreendimento com manuais de gestão e manutenção; e sensibilização dos gestores e compradores.

Balanço: capitalização, análise das dificuldades e pontos de sucesso; análise das contribuições dos participantes; balanço financeiro e avaliação econômica global; medição do nível de aceitação e de apropriação pelos compradores e usuários; e difusão das boas práticas num contexto mais amplo.

Para ser considerado para a certificação, um bairro deve atender aos requisitos acima. Num loteamento, alguns desses requisitos podem depender da inserção coerente no tecido urbano, além do desempenho da qualidade ambiental do bairro nas áreas públicas e áreas comuns e das regras para os edifícios, como ocorreu no primeiro condomínio de terrenos residenciais e nos primeiros dois parques tecnológicos certificados AQUA.

No âmbito do empreendedor, a dificuldade pode ser em encontrar um local apropriado para um bairro sustentável. No âmbito público, faz falta o desenvolvimento de políticas que integrem as funções essenciais no território: educação, saúde, habitação, comércio, serviços, trabalho, mobilidade urbana, acessibilidade, infra-estrutura e redes.

Finalmente, o bairro sustentável contribui para melhorar a qualidade de vida ao interagir com as comunidades vizinhas, comprovando, por meio da certificação Processo AQUA um caminho sustentável.

*Manuel Martins é engenheiro, coordenador executivo do processo de certificação AQUA na Fundação Vanzolini.



Referência (ABNT):

MARTINS M. Certificação processo AQUA – Bairros e loteamentos, 20 out. 2012. Disponível em: <http://revistasustentabilidade.com.br/certificacao-processo-aqua-bairros-e-loteamentos/>. Acesso em: 25 out. 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...