quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Pesca industrial devasta ambiente marinho

http://planetasustentavel.abril.com.br/blog/planeta-urgente/pesca-industrial-devasta-ambiente-marinho/?utm_source=redesabril_psustentavel&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_psustentavel

José Eduardo Mendonça - 31/10/2012 às 07:30




Atividade ameaça segurança alimentar de milhões

Um relatório  divulgado por um especialista independente de alimentos da ONU, Olivier De Schutter, “Pesca e o direito aos alimentos”, sublinha o impacto devastador da pesca industrial excessiva sobre comunidades costeiras, pescadores, o ambiente marinho e o direito ao alimento de milhões de pessoas.

“Mais uma vez temos um relatório com autoridade demonstrando que o excesso de pesca e os efeitos daninhos do mau gerenciamento da atividade têm impacto sério sobre a segurança alimentar e a sobrevivência de comunidades vulneráveis,”  John Tanzer, diretor para assuntos marinhos da WWF International.

“O fato de que o número de barcos de pesca e de pescadores cresceu oito vezes entre 1970 e 1990, e de que não existe um crescimento equivalente de volume, diz muito sobre os excessos da atividade e os efeitos que isto vai ter na segurança alimentar no futuro próximo”, disse ele.

“Ainda assim, estamos vendo governos relativamente ricos colocando dinheiro público no subsídio à construção de barcos e à indústria da pesca. Não faz sentido, porque estamos essencialmente minando os oceanos em vez de alimentar sua capacidade para apoiar as necessidades presentes das pessoas,” afirmou ele.

Peixes respondem por 15% do consumo de proteína animal no mundo, e mais de 20% na Ásia. O setor emprega mais de 54 milhões de pessoas. Nos países em desenvolvimento, muitos destes empregos são de empresas de pesca de pequena escala, empregando uma proporção maior de mulheres.

As abordagens de combate à pesca ilegal e não regulamentada  estão fracassando. A falta de investigação e  punição a frotas irresponsáveis de águas distantes também contribuem com isto.

As comunidades costeiras têm limites a sua contribuição para a redução da pesca excessiva, não têm proteção social adequada, não contam com preços justos e não têm acesso aos recursos do mar. O relatório aponta a importância de umm gerenciamento sensato, o envolvimento de pescadores na administração de estoques locais e a necessidade de apoiá-los no acesso aos mercados.

A globalização crescente da indústria da pesca levou a atividade a ser avaliada em U$ 102 bilhões em 2010 – contra um valor de U$ 8 bilhões em 1976. Muitos países em desenvolvimento se beneficiaram deste crescimento, na forma de rendas com exportação e da venda do acesso a seus campos de pesca para frotas distantes, informa o panda.org.

“Sem quaisquer salvaguardas  e na ausência de um gerenciamento eficaz, estes acordos de acesso podem se mostrar perigos para comunidades locais, na forma de perda de peixes para as pessoas, especialmente em locais onde ocorre falta de alimentos,” disse Alfred Schumm, líder da Iniciativa de Pesca Inteligente da WWF.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...