segunda-feira, 29 de outubro de 2012

RIO DE JANEIRO GANHA ROTEIRO DE ECONOMIA VERDE





29/10/2012 - 00:00h - Atualizado em 29/10/2012 - 16:51h 

Objetivo do documento é fazer diagnóstico e promover ações práticas de desenvolvimento sustentável no estado

Quando: terça-feira (30/10/2012), às 11h; com coletiva de imprensa às 12h

Onde: Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável – FBDS (Rua Engenheiro Álvaro Niemeyer, 76, São Conrado)

O secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, e o presidente da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável (FBDS), Israel Klabin, lançam nesta terça-feira o Roteiro de Economia Verde – documento contendo plataforma de trabalho que aponta caminhos e propõe ações práticas, iniciativas e ferramentas para alavancar a economia sustentável no Estado do Rio de Janeiro.

O roteiro indica caminhos para avanços consistentes na direção da descarbonização da economia, do uso sustentável e eficiente dos recursos naturais, da redução dos impactos ambientais e do aumento da inclusão social e da qualidade de vida.

Com o roteiro, serão traçadas estratégias, metas específicas e indicadores de monitoramento para a consolidação de novo modelo de desenvolvimento no Rio de Janeiro.

O Roteiro de Economia Verde leva em consideração áreas-chave como energia; transporte; indústria; agropecuária; economia criativa; turismo; recursos hídricos e saneamento; e resíduos sólidos – além de identificar ferramentas e políticas transversais ao Estado.

O objetivo é indicar como o governo pode promover um novo modelo de desenvolvimento no longo prazo e fomentar uma governança transversal que promova a sustentabilidade em todos os setores governamentais.

Na cerimônia de lançamento, Minc e Klabin apresentarão o Painel de Controle, peça central desse trabalho. O painel é um instrumento de acompanhamento das ações e compromissos assumidos pelo Rio de Janeiro para fazer do estado um exemplo de desenvolvimento sustentável. A ferramenta também poderá sugerir novos estudos e indicadores, facilitando as sinergias entre diferentes áreas do governo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...