quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Até 2050, geração de energia por hidrelétrica tem que dobrar, aponta AIE


http://www.ibdn.org.br/novo/index.php/ultimasnoticias/2051.html#.UJETcbGIWmQ.facebook

A agência defende a aceitação ambiental e social da energia hídrica
Foto: Jefferson Bernardes

A Agência Internacional de Energia (AIE) apresentou indicações para que a produção de energia hidrelétrica possa dobrar até 2050. Entre as recomendações estão: a adoção de planos de desenvolvimento nacionais; maior cooperação entre as fronteiras ao redor das grandes bacias fluviais; e a simplificação dos processos administrativos. A informação foi divulgada no dia 29 de outubro, segundo a France Presse.

A agência defende a aceitação ambiental e social da energia hídrica, apesar de reconhecer as possíveis consequências na fauna, flora e nas populações próximas às represas. "[Tentaremos] evitar tanto quanto possível os impactos negativos e, quando for impossível, que sejam minimizados, atenuados ou compensados", afirma a AIE.

Ainda segundo a agência, o objetivo da ação é limitar as emissões de gases que provocam o efeito estufa e conter o aquecimento do planeta, além de defender a modernização e o aumento da capacidade das usinas existentes com mais turbinas.

Em 2010, as fontes hídricas geraram 16,3% da energia consumida no mundo, cerca de 3.500 terawatts (TWh). Essa produção superou a energia nuclear em 3,5%.

O conteúdo do EcoDesenvolvimento.org está sob Licença Creative Commons. Para o uso dessas informações é preciso citar a fonte e o link ativo do Portal EcoD. http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2012/outubro/ate-2050-geracao-de-energia-por-hidreletrica-tem?tag=energia#ixzz2AsQxIaeL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...