domingo, 28 de outubro de 2012

Documentário alagoano “No Rumo do Uça” concorre em prêmio latinoamericano


Curta ambiental, do Ibama/AL e o MPF, foi financiado como compensação ambiental por construtora autuada por desmatar mangue em Maceió

22/10/2012 12:57

Jessica Pacheco
http://primeiraedicao.com.br/noticia/2012/10/22/documentario-alagoano-no-rumo-do-uca-concorre-em-premio-latinoamericano

“Uma compensação ambiental que teve uma ótima repercussão nacional”, disse, orgulhoso, o engenheiro florestal e analista ambiental do Ibama/AL, Nazir Salman, produtor do documentário ‘No Rumo do Uçá’, que viaja nesta quinta-feira (23) para o lançamento do documentário alagoano na 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – Circuito Tela Verde, promovida pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA) em Brasília.

O curta-metragem, que tinha como objetivo ser veiculado em aulas de educação ambiental e palestras em escolas e instituições públicas ambientais, já venceu o Prêmio ‘Justiça e Comunicação’, realizado no Ceará e realizado pelo Ministério Público Federal, será lançado na 4ª edição do ‘Circuito Tela Verde’ em Brasília. No próximo mês de novembro, entre os dias 6 a 10, concorrerá, com outros 350 filmes do Brasil e de toda América do Sul, no Festival Latinoamericano de Cinema e Vídeo (Festicineamazônia).




Jessica Pacheco

Produtor do curta, Nazil Salman,

“O objetivo da gente era apenas educativo, produzir um documentário curto, direcionado ao ensino e às instituições ambientais, principalmente pelos Estados litorâneos, mas, aí ‘alguém’ teve a idéia de inscrevê-lo no prêmio, teve ótima repercussão nacional e agora estamos recebendo algumas homenagens”, disse, com orgulho, o analista ambiental.

Segundo Salman, ‘No Rumo do Uçá’ partiu de uma compensação ambiental depois que uma construtora foi autuada por desmatar uma área de manguezal em Maceió. Dessa forma, o MPF, o Ibama/AL e o próprio empreendedor autuado, entraram em acordo para que, entre as penalidades, tivessem compensações ambientais naquela biodiversidade degradada.

“Em 2011, a Justiça autuou um empreendedor e, entre as penalidades, foram impostas algumas compensações ambientais no manguezal”, detalhou o produtor. “Ele teria que viabilizar um livro sobre a preservação do manguezal, uma cartilha explicativa e 200 exemplares de um vídeo educacional. E agora, o Ibama/AL propôs que fosse feito esse documentário”.

‘No Rumo do Uçá’ narra a vida de um catador de caranguejo alagoano que luta com dificuldades para sustentar a família com a prática artesanal que está ameaçada graças a degradação ambiental daquela biodiversidade. Além disso, o curta também apresenta outros personagens, que da mesma forma tiram do mangue seu ‘ganha pão’, como os catadores de sururu e de ostras.

“Foram seis horas de filmagens por todo o litoral de Alagoas, ouvimos àqueles que precisam do mangue para sobreviver e especialistas e o resultado não poderia ser melhor. Ficou um contexto bem bacana, dinâmico, e mostrou toda a realidade daquele ambiente”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...