sábado, 27 de outubro de 2012

Programação de eventos do JBRJ


fonte newsletter do JBRJ

Conversas no Museu debate projeto do Porto Maravilha
A paisagem urbana do Rio de Janeiro está mudando. A proximidade de grandes eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas vem impulsionando obras que pretendem melhorar o trânsito e revitalizar algumas áreas da cidade. A Operação Urbana Porto Maravilha, considerada estratégica pelo governo, é uma delas. O Conversas no Museu da próxima terça-feira, 30 de outubro, discutirá as transformações, impactos, benefícios e desvantagens desse projeto.
Para debater o Porto Maravilha foram convidados Alberto Gomes Silva, assessor especial da presidência da Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio de Janeiro (Cdurp) e coordenador dos programas Porto Maravilha Cidadão e Cultural, e Álvaro Ferreira, professor e pesquisador em geografia urbana nas Universidades PUC-Rio e UERJ.
Conversas no Museu: terça, 30 de outubro, às 10h. Entrada gratuita. Classificação livre.
O Museu do Meio Ambiente fica na rua Jardim Botânico, 1008.

Conversa especial na quarta
Como parte da programação do Colóquio BiodiverCities Rio 2012,  organizado pela PUC-Rio, o Museu do Meio Ambiente promove um Conversas no Museu Especial na próxima quarta-feira, 31 de outubro, às 18h. O debate terá como tema a relação entre as Unidades de Conservação Ambiental e as populações do seu entorno. Os convidados são Emmanuel Lèzy, geógrafo e pesquisador da Universidade de Paris Ouest Nanterre, e Marco Mello, professor da UFF e pesquisador do Laboratório de Etnografia Metropolitana (LeMetro/IFCS-UFRJ). Entrada gratuita.

Espetáculo Ituaçu Gilberto Gil gratuito no gramado
Projeto Flautistas da Pro Arte traz homenagem a Gilberto Gil para o Gramado do Lago das Tartarugas, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, neste sábado, 27 de outubro, às 17h. Os jovens músicos apresentarão uma coleção das obras mais significativas do compositor baiano, que completou 70 anos em 2012.

O espetáculo terá a participação especial de Paulo Jobim, Mariana Bernardes e Robertinho Silva. A direção musical é de Claudia Ernest Dias, Raimundo Nicioli e Fernando Trocado, que são também os diretores do Projeto. As coreografias do espetáculo são de Eleonora Gabriel, da Cia. de Dança Folclórica do Rio, e Vanda Jaques, da Intrépida Trupe, e os figurinos são assinados por Rafael Silva.
Entrada gratuita, com acesso pela rua Jardim Botânico, 1008. Duração: 90 minutos. Livre para todas as idades.

Cavernas, desertos e um papagaio na tela
A mostra A Natureza no Cinema apresenta, neste sábado, 27 de outubro, os episódios 4 e 5 da série britânica Planeta Terra, que mostra as paisagens e a vida nos mais diversos ecossistemas do planeta. Cavernas e Desertos serão os temas da sessão dupla, que começa excepcionalmente às 20h. Classificação livre.
Já o desenho animado “Alô, amigos!”, de Walt Disney, será exibido na sessão infantil, no domingo, dia 28, às 10h30. Na produção de 1942, o Pato Donald visita o Brasil, ciceroneado pelo papagaio Zé Carioca. Classificação livre.
A mostra acontece na sala multimídia do Centro de Visitantes, na rua Jardim Botânico, 1008. Entrada gratuita.


Inscrições abertas para curso de Identificação de Madeiras
Os interessados têm até 20 de novembro para se inscrever no curso de extensão em Identificação de Madeiras Comerciais Brasileiras, na Escola Nacional de Botânica Tropical/JBRJ. O curso será realizado em dois sábados, em 24 de novembro e 1º de dezembro, das 8h30 às 17h, com os professores Neusa Tamaio e Arno Brandes.
Mais informações em www.jbrj.gov.br/enbt ou pelo telefone da secretaria de extensão da ENBT: (21) 3875-6209.

Wilder encontra Agatha Christie
Com o filme “Testemunha de acusação” (Witness for the prosecution), o Cineclube do Jardim encerra na terça-feira, 30 de outubro, o ciclo dedicado ao cineasta Billy Wilder. Nessa adaptação rodada em 1957 de um conto de Agatha Christie, o advogado Wilfrid Robarts (Charles Laughton) defende no tribunal um suspeito de assassinato, em uma trama cheia de surpresas e um desfecho inesperado. No elenco, além de Laughton, estão Tyrone Power e Marlene Dietrich.
O Cineclube do Jardim funciona sempre às terças-feiras, às 19h, no Centro de Visitantes do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Entrada gratuita.
E vem aí: Ciclo Valério Zurlini no Cineclube do Jardim, em novembro e dezembro de 2012. Curadoria de Walter Lima Junior.

Exposição homenageia o maestro Tom Jobim
A exposição Tom Jobim – Música e Natureza estará aberta ao público a partir de 30 de outubro, no Espaço Tom Jobim, de terça a domingo, das 10h às 17h. A realização é do Instituto Antonio Carlos Jobim com patrocínio da Vale.
Entrada franca. Acesso pela rua Jardim Botânico, 1008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...