quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Fórum A análise do uso dos recursos naturais frente à necessidade de desenvolvimento


https://www.facebook.com/revistameioambienteindustrial/posts/443344855703309
Revista Meio Ambiente Industrial ·
Terça às 14:37 ·
ECONOMIA VERDE – DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE EM DEBATE

A análise do uso dos recursos naturais frente à necessidade de desenvolvimento

A atual crise financeira poderá ser maior no futuro em razão da escassez de recursos naturais. Para se antecipar a essa possível crise ambiental, profissionais ligados ao meio ambiente, economia, acadêmicos, Governo e organizações se reúnem no próximo dia 29 de outubro no 32º Fórum Brasilianas - A Economia Verde. O foco é debater a sustentabilidade e uso racional de recursos como o ar puro, água potável, reservas de minerais e material biológico em prol da estabilidade das relações humanas.

Dividido em três blocos, no primeiro Sérgio Margulis, assessor especial do Ministério do Meio Ambiente, aborda como conciliar desenvolvimento e preservação ao discutir modelos alternativos de crescimento. Durante sua exposição o assessor explica que não é possível aumentar o PIB de um país tratando a economia com um agente a parte do meio ambiente de seus recursos e pessoas. Para ele é importante equilibrar a extração com desenvolvimento econômico e social. Ainda neste primeiro bloco, debatem também os professores Ricardo Abramovay, da FEA-USP e autor do livro Muito Além da Economia Verde (Planeta Sustentável/Abril, 2012), e Ademar Ribeiro Romeiro, do departamento de Economia da Unicamp. Na segunda parte, Mariana Meirelles, vice-presidente do CEBDS, Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável, fala do tripé da sustentabilidade, ou seja, economia, sociedade e meio-ambiente. Desde a Rio 92 a produção de energias renováveis tem crescido e hoje emprega 2,3 milhões de pessoas em todo o mundo enquanto o mercado de petróleo e gás fica atrás com 2 milhões de trabalhadores. Dados da PNUD, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento, apontam que a demanda por recursos ambientais dobrou nos últimos 40 anos, com isso a humanidade passou a consumir 30% a mais do que o planeta pode oferecer, o que nos deixa longe de ser sustentável. Na última parte, subsídios e leis para o desenvolvimento da sustentabilidade na economia entram em discussão. A produção sustentável e mecanismos para melhorar os gastos com recursos naturais e tratamento de passivos poluentes também serão considerados neste painel. Participam do último bloco Marcio Macedo, chefe do departamento da Área de Meio Ambiente do BNDES, Cleuler Barbosa das Neves, professor de Direito na Universidade Federal de Goiás, e José Gustavo de Oliveira Franco, advogado especialista em direito ambiental.

Presente como mediador em todos os painéis, o jornalista Luis Nassif, fundador do Projeto Brasilianas.org, que também abre o Fórum.

O evento tem início às 9 horas e acontece no Hotel Blue Tree, na Rua Peixoto Gomide, 707, região da Avenida Paulista em São Paulo.

Informações e inscrições podem ser feitas pelo 0800 16 9966, pelos ramais 23 e 24, ou pelo e-mail eventos@advivo.com.br.

O investimento é de R$ 250, estudantes e professores estão isentos. Credenciamento para imprensa entrar em contato com WR Press (11) 3672-4333 ou pelo e-mail imprensa@wrpress.com.br.

Sobre o Projeto Brasilianas.org
O Projeto Brasilianas.org Criado pelo jornalista Luís Nassif com o objetivo de contribuir com discussões das políticas públicas brasileiras, trazendo a proposta de um jornalismo colaborativo. O trabalho é um aglutinador das principais discussões públicas em pauta no país, pensando no desenvolvimento nacional e no papel de cada agente social nesse processo.

Serviço:
32º Fórum Brasilianas – A Economia Verde
Data: 29 de outubro de 2012
Local: Hotel Blue Tree, na Rua Peixoto Gomide, 707 – São Paulo/SP
Horário: 8h30 às 15 horas
Inscrições público: 0800 16 99 66, ramais 23 e 24, e-mail eventos@advivo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...